Prefeitura de Tucano realiza mais de 12 mil atendimentos com os Programas Saúde Mais Perto e Semana da Saúde

Um dos maiores desafios para implementar políticas públicas efetivas em Tucano é a sua grande extensão territorial. O deslocamento da população até o centro da cidade, onde, usualmente, se concentram os serviços essenciais é, também, um verdadeiro obstáculo. Com o objetivo de contornar esses desafios, a gestão municipal tem implementado ações que invertam a lógica e levem a cada tucanense os serviços que elevem sua qualidade de vida.

Na saúde, desde o primeiro ano de administração, os distritos, povoados e comunidades vêm recebendo atendimentos, considerando as genuínas necessidades e sanando demandas historicamente reprimidas.

Em 2022, as ações dos Programas Saúde Mais Perto e Semana da Saúde realizaram mais de 12 mil atendimentos, em 13 localidades: Tucano de Fora, Rua Nova, Muriti, Pindoba, Pé de Serra, Olhos d’Água, Creguenhem, Cajueiro, Caldas do Jorro, Tracupá, Jorrinho, além das ações para os agentes de limpeza e funcionários do Hospital Municipal Mariana Penedo, promovendo o atendimento em Dermatologia, Ortopedia, Ginecologia, Cardiologia, Clínico Geral, Nutrição e Psicologia.

Além deles, foram realizados exames laboratoriais, tão importantes para um real diagnóstico ou confirmação de uma patologia, bem como a oferta de exames de ultrassonografias, procedimento mais procurado e essencial para investigar, com mais qualidade, alguma patologia nos diversos órgãos do corpo humano.

Também foram ofertados atendimento odontológico e aplicação de vacinas.

A Secretaria de Saúde, Denise Correia, aponta a importância de levar a saúde para quem mais precisa, atingindo bons resultados nas ações.

“Foram meses de muita dedicação e ótimos resultados. A saúde é imprescindível na vida das pessoas e precisamos atender às demandas reprimidas nos povoados, principalmente nos idosos e nas pessoas que têm dificuldades em se dirigir aos postos de saúde ou ao hospital. Seguiremos cuidando da nossa e avançaremos ainda mais”, declarou.

O Prefeito Ricardo Maia destacou o avanço da saúde no município e agradeceu pelo empenho de toda a equipe nas ações promovidas.

“Tivemos muitos avanços na saúde ao longo da gestão. Agradeço a todos da equipe de saúde pelo empenho e pelo carinho em cuidar da nossa gente. Com muita competência e comprometimento faremos o melhor para a nossa gente”, ressaltou.