SAMU celebra dois anos de serviço em Tucano


O segundo aniversário do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, em Tucano, comemorado na última quarta-feira (12), contou com um café da manhã especial com a presença da Secretária de Saúde, Denise Correia, o Secretário de Administração de Caldas do Jorro, Neto do Herlon, diversas autoridades da cidade e membros da equipe de colaboradores do SAMU.  

Essa foi uma celebração importante, pois o SAMU tem sido um instrumento de relevância para a população tucanense, prestando um excelente atendimento pré-hospitalar de emergência e tem conseguido cumprir como o seu objetivo, que é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências e situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.   

Durante esses dois anos, foram realizados diversos serviços, incluindo atendimentos em eventos como o Sertão Folia e o Maio Amarelo, com foco em ações de prevenção e conscientização no trânsito, além da realização de treinamentos, capacitando alunos em instituições com cursos de enfermagem e capacitações em primeiros socorros nas escolas e creches – Projeto SAMU na Escola.  

Foram contabilizados, até agora, mais de 950 atendimentos, sendo mais de 660 clínicos e mais de 270 atendimentos de trauma. Em 2021, foram aproximadamente 360 atendimentos e, em 2022, o número subiu para mais de 580, representando um aumento de 65%. Esses números evidenciam a relevância do trabalho realizado e que tem contribuído para salvar vidas e garantir a segurança da população em situações de emergência.   

A Prefeitura de Tucano reforçou a importância de investimentos contínuos na estruturação do serviço, capacitando profissionais e garantindo equipamentos adequados para o atendimento pré-hospitalar de qualidade.   

“O SAMU se configura como um ganho e um serviço de relevância para o município, visto que vem garantir o acesso do paciente à Unidade de Saúde com segurança, em situações às vezes extrema, o qual tínhamos dificuldades em atender, antes da chegada do serviço à Tucano”, declarou Daniela Macedo, coordenadora do SAMU.  

A base do SAMU em Tucano está localizada em Caldas do Jorro e conta com as Centrais de Regulação, profissionais, veículos de salvamento e funcionamento 24 horas por dia através do número 192. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *