Eleita com 49,27% dos votos, a nova gestão da Prefeitura de Tucano, liderada pelo prefeito Ricardo Maia e o vice-prefeito Robson Ferreira, iniciou suas atividades no dia 1º de janeiro de 2021, em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores, para a Legislatura Municipal 2021-2024.

No primeiro dia útil de administração, foi dado início ao calçamento da Rua Ruy Barbosa, no bairro Primavera, antes conhecida como Rua da Lama.

Ao longo deste primeiro ano de gestão, diversas outras ações, previstas no plano de governo, abrangendo as áreas de infraestrutura, educação, saúde pública, assistência social, turismo e agropecuária foram realizadas em conjunto com as Secretarias Municipais.

A Secretaria de Comunicação, desde o anúncio da nova gestão, criou a nova identidade visual da Prefeitura Municipal e agiu nas coberturas jornalísticas e administração das mídias sociais, imprimindo uma maior proximidade e servindo de elo entre a gestão e a população.

Secretaria de Saúde

Na área da Saúde, a titular da pasta, Denise Correia, teve como principal objetivo o combate à covid-19. Foi intensificada a campanha de vacinação contra a doença, entrega do Centro de Atendimento da Covid-19 e da usina de oxigênio na UPA Covid-19.

Outras conquistas foram registradas como a reabertura dos postos de saúde na sede e povoados, funcionamento de 17 PSF’s também com serviços odontológicos e atendimento médico em todas as unidades de saúde.

Com a adesão ao Consórcio Interfederativo De Saúde Nordeste (COISAN), que trouxe como benefício a Policlínica de Ribeiro do Pombal, a gestão também proporcionou atendimentos de serviço odontológico no posto Padre José Gumercindo e oferta de realização de exames de mamografias.

Por meio da Secretaria de Saúde, houve também entregas de EPI’s para os catadores de recicláveis, novos equipamentos para ampliação dos leitos para UPA de Caldas do Jorro, consultórios odontológicos no Arapuá, Creguenhem, Caldas do Jorro, Jorrinho e Rua nova, além da nova ala pediátrica do Hospital Mariana Penedo e da nova base do Samu.

Os povoados e a Sede foram contemplados com a Semana da Saúde, Campanha Outubro Rosa, Campanha para o Novembro Azul, Programa A Mente, que deu atenção psicossocial nos PFS’s, com duas Psicólogas e uma Assistente social, Programa Saúde Mais Perto, Testagem rápida contra a covid-19 e o carro da vacina para imunização itinerante das 1ª, 2ª e 3ª doses contra o Coronavírus.

Vale destacar a oferta de laboratório itinerante para atender demandas de exames da zona Rural, adesão ao programa Saúde com Agente do Governo Federal, lançamento de Prontuário Afetivo, Implementação da Equipe de Atenção Familiar e a oferta de hospedagem durante atendimento médico em Salvador.

No último mês do ano, devido ao aumento do número de casos de gripe, foi aberto o Centro de Atendimento contra a gripe.

Secretaria de Obras e Serviços Públicos

Visando uma melhor infraestrutura do município, a Prefeitura de Tucano vem trabalhando, ao lado do Secretário de Obras e Serviços Públicos, Belmiro Ferreira, promovendo requalificações em ruas e edificações e projetando novas construções.

Para dar início aos trabalhos, foram 90 dias com um grande faxinaço por toda a cidade, removendo toneladas de lixos. Para manter a cidade limpa, todo o sistema de coleta de lixo foi reestruturado, dando a regularidade necessária na sede, nos distritos e povoados.

Em 2021, também foram realizadas trocas de luzes dos postes por leds, com objetivo de iluminar com mais eficácia e eficiência. Em Caldas do Jorro, foi realizada a reforma da Praça Ana Lúcia Oliveira e do balneário em Caldas do Jorro, além da construção da nova sede do SAMU e da antiga UPA. As sedes da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e da Secretaria de Saúde passaram por reforma, ampliando a capacidade e o conforto dos servidores e, principalmente, da população., do novo posto de saúde no povoado de Poço Redondo, reforma da garagem municipal, conclusão da obra da antiga UPA.

A antiga Cesta do Povo segue em obras para dar espaço a dois novos pontos: à farmácia municipal e à sede do Departamento de Tributos. São 16 escolas sendo totalmente reformadas, com novos mobiliários e equipamentos, além de climatização de todas as salas de aula.

A gestão também iniciou construções da escola com padrão FNDE em Caldas do Jorro, Nova sede da Secretaria de Saúde e Complexo Educacional, bem como calçamento no Cajueiro, Vila Progresso, Cruzeiro na Sede e Quixaba de Santa Rita e pavimentação do acesso da BR-116 ao Povoado Pé de Serra.

Secretaria de Agropecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos

A pauta da Agropecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos é muito forte na região. Por isso, ao lado do Secretário Romilson de Oliveira, o prefeito reforçou o abastecimento de água durante o período da seca, ampliou o sistema de saneamento básico e água tratada no município e instalou nova Bomba d’água no Jorrinho, nova caixa d’água na comunidade de Canabrava, nova rede de abastecimento na Varzinha do Curtume, novos motor e bomba hídricos na comunidade do Riacho do Peixe.

Houve ainda a entrega de encanamento para extensão de abastecimento de água na Baixa da Quixava e a troca de equipamentos hídricos em Lagoa do Alto e Jorrinho.

A pasta promoveu também mutirão de limpeza no distrito de Rua Nova, coleta de lixo em todo município e implantação das lixeiras de coleta seletiva, bem como readequação dos cochos da Pedra Grande, Arborização, adesão ao Programa Garantia Safra e chamada pública para fornecimento de produtos naturais para Escolas Municipais.

Para encerrar o ano, em parceria com o Inema, a Prefeitura promoveu a Campanha de Entrega Voluntária de Aves Silvestres.

Secretaria de Educação

O segmento educacional foi uma das prioridades da atual gestão. Com a pandemia, as atenções para dar qualidade ao ensino remoto foram redobradas.

Em parceria com a Secretária Gerusa Araújo, foram realizadas ações importantes como as matrículas para aulas remotas e desconto concedido para os servidores municipais na Faculdades Ages.

Pensando no conforto dos alunos, também foi concedido transporte gratuito para a realização da prova do Enem 2021.

Foram realizadas ainda a Jornada Pedagógica 2021 com a participação da professora Dra. Tereza Penna Firme; Entrega de Kit pedagógico para alunos da educação infantil e educação especial;  Formação do Comitê Intersetorial do Ensino Remoto; Elaboração do Plano Intersetorial de Ensino Remoto do Município de Tucano-BA em parceria com os representantes que compõem o comitê; Elaboração do Protocolo de Enfrentamento à COVID-19 no contexto escolar em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde; Elaboração e Realização da prova de certificação do 9°ano e EJA.

A Pasta realizou ainda visitas técnicas nas Escolas com a participação da secretária, coordenação pedagógica e gestão municipal; Visitas do técnico de informática nas escolas para manutenção, ampliação e instalação das redes de acesso à internet. Confecção e distribuição das capas padronizadas para os cadernos pedagógicos 01, 02 e 03. Suporte para impressão de cadernos pedagógicos.  Visita da secretária e coordenação pedagógica ao CAMUT.

Abaixo mais atividades realizadas:

Participação das reuniões ordinárias e extraordinárias dos conselhos municipais.

Reuniões pedagógicas quinzenais;

Montagem e distribuição dos kits de alimentação escolar;

Planejamento e execução diária do Programa de Rádio Vozes da Educação;

Eleição dos conselhos: CACS/FUNDEB, CAE e CME;

Produção dos Organizadores Curriculares Essenciais para nortear o ano letivo continuum 2020/2021;

Formação com os professores da Sala de Recursos;

Formação com gestores para reativação dos conselhos escolares;

Formação com professores de língua portuguesa e matemática para realização da prova SAEB;

Simulado Municipal presencial – SAEB

Abertura de novas turmas da EJA na zona rural;

Abertura de novas turmas da educação infantil

Formação do programa saúde na escola com gestores escolares;

Elaboração por uma equipe da SEME  dos cadernos pedagógicos de julho a dezembro para todas as escolas do município;

Realização de visitas técnicas nas unidades escolares;

Mapeamento das localidades que não têm acesso à internet;

Instalação de internet nas escolas São Marcos, no povoado do ovo e na creche vovó Maria Rosa em Creguenhem;

Mutirão de Monitoramento do PME;

Diagnóstico das competências digitais dos profissionais da Educação para recolher informações acerca dos níveis de conhecimentos tecnológicos e assim possibilitar formação pedagógica/tecnológica;

Retorno presencial das oficinas temáticas (linguagem, matemática, arte, educação física) DO CAMUT;

Formação com os professores e coordenadores da EJA 1;

Apresentação para os coordenadores e gestores das metas do PME e as estratégias priorizada para o ano de 2021;

Formação do DCRB (Documentos Curriculares Referencial da Bahia);

Audiência Pública (PME);

Conferência Municipal de Educação;

Eleição para dirigentes escolares – biênio 2022/2023.

Secretaria de Administração e finanças

Sob a responsabilidade do Secretário José Rone Bitencourt, a Secretaria de Administração e Finanças tem a missão, ao lado do Prefeito, regularizar as contas e manter a saúde financeira e fiscal do município equilibrada, mantendo o pagamento impreterivelmente em dia dos fornecedores, prestadores de serviços e servidores municipais.

Outra ação positiva foi o lançamento do REFIS, medida de enfrentamento da crise econômica resultante da pandemia de Covid-19, concedendo descontos em juros e multas de débitos Fiscais de tributos municipais, refletindo assim a sensibilidade do Governo Municipal com este momento delicado que atravessa a economia local.

A Pasta implementou o pagamento do 13° de todos os servidores efetivos na data de aniversário, ação que essa possibilitou movimentar a economia do município o decorrer do ano inteiro.

Também foram realizadas ações necessárias no município, para fins de Regularização Fundiária Urbana – REURB, visando o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e a garantia do bem-estar dos habitantes, além do desenvolvimento econômico e social do Município.

Desta forma, o REURB se insere como forma de contribuir para um desenvolvimento local sustentável, assegurando a melhoria da qualidade do ambiente urbano e da vida dos cidadãos, atendendo às demandas existentes com a proposta de construção de um espaço urbano socialmente justo, ambientalmente equilibrado e economicamente viável, que possibilitará logo no início de 2022 a entrega dos primeiros títulos.

A busca incessante pelo desenvolvimento do município tem desafiado diariamente os servidores da secretaria para cumprir seus objetivos e alcanças as metas traçadas no início de cada ano, sendo isso o que ocorreu no ano de 2021.

Secretaria de Turismo, Desenvolvimento econômico e Cultura

O município de Tucano apresenta uma série de oportunidades turísticas, como as águas termais de Caldas de Jorro, além da sustentabilidade do ecoturismo, que pode gerar emprego e alavancar a economia local.

O Secretário Thiago Nascimento, ao lado do Prefeito, vem buscando alternativas e promovendo projetos como a Cidade Empreendedora, valorização das expressões artísticas no “Jornada Cultural” e a realização da Trilha Uni-Cultural do Sertão (TUCS), que valorizou e resgatou as raízes da região, com apresentações musicais, além do teatro, dança, gastronomia, história e as tradições locais.

Por conta da pandemia foi destinado um auxílio financeiro para os artistas tucanenses possibilitando assim um alívio para essa categoria. A Lei Aldir Blanc, que também promovia auxílios financeiros a artistas, teve a sua liquidação com revisão no processo, removendo irregularidades cadastrais.

A Pasta apresentou ainda um estudo preliminar do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS, que consiste em duas etapas. A primeira apresentou métodos de elaboração da pesquisa, a partir de visitas presenciais nas localidades do Marizá, Cachoeira do Inferno, Buraco do Vento, Caldas do Jorro, Tracupá, Pico do Pai Miguel, Jorrinho, Creguenhem e sede.

Na segunda etapa, o documento apresentou as orientações estratégicas do plano de ação com o detalhamento do que precisa ser feito para chegar no ano de 2025, com o novo estágio de processo no desenvolvimento das atividades turísticas de Tucano.

Na área esportiva, além de apoiar atletas tucanenses em diversos segmentos, a Secretaria realizou o 1º Festival Esportivo de Futsal.

Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social

Executada pela Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, mais do que nunca, a assistência social foi efetivada para proteger as pessoas.

Hoje a Secretaria, sob a liderança de Almir Reis e toda sua equipe, realizaram em 2021, inúmeras ações e estratégicas implantadas, desde campanhas educativas, objetivando prevenção e erradicação de trabalho infantil – projeto infância legal,  combate ao abuso e /ou exploração sexual de crianças e adolescentes, como também violência à mulher e prevenção do suicídio.

A continuidade da pandemia e seus efeitos, tornou-se ainda mais necessário o fortalecimento da segurança de sobrevivência, e nesta perspectiva implementamos diversos programas e aqui podemos citar: programa  “Progredir” , “Morar melhor” e “Vale-Gás Municipal”.

Vale destacar as ações emergenciais com concessões de benefícios eventuais à famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social,  intensificadas por conta das fortes chuvas que caíram em Tucano, com entrega de camas box e cestas básicas para as famílias afetadas pelas fortes chuvas, minimizando  assim as situações de vulnerabilidade e desproteção social e ao mesmo tempo reconstruir o dia a dia das famílias.

Segundo o Secretário Almir Reis, em 2022 continuaremos nosso trabalho, fortalecendo a proteção social e a cidadania, sem economizar esforços para consolidar o Sistema Único de Assistência Social para nossos munícipes.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *