Programa Busca Ativa Escolar garante o direito à educação para as crianças e adolescentes

A Prefeitura de Tucano, através da Secretaria de Educação, lançou na sexta-feira (20), o Programa Busca Ativa Escolar, criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Sob o mote de campanha “Fora da escola não pode”, foi formado neste primeiro momento, um comitê composto por representantes de todas as Secretarias Municipais para mapear a quantidade de crianças e adolescentes que estão fora de sala de aula e com que elas retornem aos estudos.

De acordo com a Supervisora Institucional do Programa, Giltânia Carvalho, o comitê gestor vai elaborar um plano de ação para identificar o motivo da evasão escolar.

“Como estamos retomando as atividades presenciais em todas as escolas, o comitê ficará responsável por elaborar um plano de ação, em conjunto com todas as secretarias, e identificar qual é o problema dessa evasão, atuando diretamente com essas famílias, para poder garantir que essas crianças e adolescentes voltem para as salas de aula”, disse.

A Secretária de Educação, Geruza Araújo, comentou sobre o primeiro passo que foi dado para a efetivação do Programa.

“Hoje tivemos uma reunião muito importante com parceiros que são importantíssimos na efetivação do Busca Ativa. Agora cada Secretaria irá escolher dois representantes que farão parte do Comitê para ajudar na elaboração do plano de ação e fazer com que o Programa seja realmente efetivado no município”, disse.

Todo o processo será acompanhado por uma ferramenta tecnológica, que facilita a comunicação entre as áreas, armazenando dados importantes sobre cada caso, acompanhando e apoiando a gestão das informações sobre a situação da criança e do adolescente no município e/ou estado.