Primeira cidade baiana a implantar o Comitê Permanente de Adolescentes Tucano é representada no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Engajado na participação infantojuvenil pela contribuição com novas ideias e perspectivas em políticas públicas, o município de Tucano, pioneiro em implantar o Comitê Permanente de Adolescentes, foi representado na 299º sessão do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em Brasília.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tucano (CMDCA), Ricardo Luiz de Assis, esteve ao lado da Secretária Adjunta Nacional, Fernanda Ramos, e apresentou as experiências e vivências da implantação da CPA em Tucano.

Ricardo ressaltou sobre a importância de posicionar o município no cenário nacional como modelo de política pública e de participação infantojuvenil na concepção das Políticas Públicas.

“Por se tratar de um município, onde temos o segundo prefeito mais jovem do Brasil, acredito que esse trabalho pioneiro da participação social ativa da criança e do adolescente, dentro da política pública é algo que está alinhado com os princípios da Participação Social das organizações das Nações Unidas e Unicef, mas que no país está infelizmente engatinhando”, disse.

O Presidente do Conselho Municipal destacou também que, por Tucano ser um município inovador, aumenta as chances de receber os kits do Conselho Tutelar, entregues pelo Ministério dos Direitos Humanos.

“É possível captar ainda mais recursos, algo que vai ser muito importante em 2022, e o Ministério dos Direitos Humanos estará doando aos municípios kits para o Conselho Tutelar e, estando nesta articulação e mostrando que o nosso município é um município inovador, a nossa chance de receber o kit aumenta bastante”, finalizou.

De acordo com a Secretária Fernanda, a formação do CPA é relevante para o entendimento e crescimento do adolescente entender e dialogar sobre as políticas públicas.

“Agradeço a presença, pois pautamos vários temas importantes, e compartilho um abraço para todos os conselheiros, pedindo que continuem no trabalho com os adolescentes, pois o CPA é um importante espaço para que eles possam crescer, entender e dialogar sobre as políticas públicas”, afirmou.

O Comitê será formado por 15 adolescentes entre 12 e 17 anos. Eles serão escolhidos, através de processo seletivo, que será apreciado na próxima sessão ordinária do CMDCA, seguindo os critérios da Resolução nº 04/2021. A forma de seleção dos Adolescentes ainda está sendo definida pelo Conselho e será divulgada em breve, com demais orientações.

Por fim, em nome da Prefeitura de Tucano, foram entregues kit’s da agricultura familiar de produtos da Cooapit e da Cooperlad a Fernanda Ramos, que fazem parte da merenda escolar.

Vale Ressaltar que, para 2022, o município recebeu a doação no valor de R$ 170.391,61 pela ELECNOR, através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para capacitação e mobilização de 120 adolescentes e efetivação do CPA através do Projeto Participação Juvenil, que será executado pela Central das Associações Comunitárias de Tucano.