Prefeitura promove formação de Gestores e Coordenadores Educacionais pela construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) de Tucano

A Prefeitura de Tucano, através da Secretaria de Educação, promoveu na quarta-feira (6) a formação de Gestores e Coordenadores Educacionais pela elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas da rede municipal.

O documento é considerado, por profissionais da educação, como o principal documento da escola. Sua função é orientar as intencionalidades educativas das instituições de ensino de acordo com as necessidades e expectativas da comunidade onde estão inseridas.

O Projeto Político Pedagógico define a ambição da escola. Nele, estarão detalhados todos os objetivos, diretrizes e ações que devem ser alcançados durante o processo educativo permitindo que a escola conquiste a qualidade de educação almejada e se torne uma referência em ensino.

A Secretária Municipal de Educação, Gerusa Araújo, ressaltou que o Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma ferramenta de grande relevância para o sucesso de gestão de uma escola, visto que vai além da sistematização do currículo escolar.

“No PPP, elucidamos os valores, missão, cultura, as diretrizes de ação e os projetos que podem ser desenvolvidos com toda comunidade escolar. Por isso, é imprescindível que seja bem articulado e construído no coletivo para o coletivo”, ressaltou.

Ela disse ainda que na (re)construção do PPP consolida-se uma base teórica que perpassa pela formação continuada e gera, por sua vez, o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas, compreensão de conceitos e contextos de produção das escolas, dos diferentes saberes, fatores que os conduzem à gradativa mudança dos sujeitos e de seus espaços de atuação.

“É indubitável a importância desse instrumento na Escola, pois é por meio dele que se pode definir o caminhar da instituição, a sua construção identitária, levando em consideração os diversos contextos histórico, sociocultural e econômico. Isso quer dizer que o documento deve ser fruto de uma ação coletiva, que envolva gestores, coordenadores, professores, funcionários, alunos, pais e responsáveis, familiares e representantes da comunidade vinculada ao processo educativo da escola” finalizou.

No processo de construção serão elaborados os seguintes itens:

1. Identificação completa da escola:

Levantamento de dados gerais sobre a instituição, tais como CNPJ, endereço, entidade mantenedora, segmentos de atuação e dados dos gestores e dos membros da equipe de elaboração do PPP, por exemplo.

2. Missão da escola:

Breve história da instituição e descrição de seus princípios e valores norteadores.

3. Contexto da instituição:

Panorama do público atendido e do perfil dos alunos e de suas famílias.

4. Dados atualizados sobre o ensino e a aprendizagem:

Diagnóstico dos indicadores educacionais da escola com os índices de aprovação e reprovação, frequência, progressão dos alunos no decorrer dos anos e outros dados que permitam o entendimento dos indicadores educacionais.

5. Recursos disponíveis:

Identificação das limitações e das potencialidades da instituição tanto em recursos físicos (salas, mobiliários, equipamentos e materiais de apoio, por exemplo) quanto em relação à disponibilidade dos colaboradores da equipe.

6. Diretrizes pedagógicas:

Descrição das metas de aprendizagem, da concepção metodológica/métodos de ensino, dos tipos e objetivos de avaliação e do currículo.

7. Plano de ação:

Desdobramento das ações relacionadas com a definição de prazos, recursos e responsáveis pela implementação e acompanhamento de cada ação.