Prefeitura de Tucano promove dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo

A Prefeitura de Tucano, através da Secretaria de Saúde, promove neste sábado (30), o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e Sarampo. A ação será realizada das 8h às 16h, no Centro de Saúde Oswaldo Assunção, UBS do Barracão (Caldas do Jorro) e Ponto de apoio na Praça Ana Oliveira (Caldas do Jorro).

A partir desta data, além dos idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde, também fará parte da ação o público-alvo da segunda etapa, atendendo a crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com comorbidades, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso.

Para participar da vacinação basta apresentar o cartão de vacinação, RG, CPF, Cartão Nacional do SUS, documento de comprovação de vinculação ativa ( contracheque, carteira do órgão profissional) para Trabalhador de saúde, professores, Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, Caminhoneiros, Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso.

A segunda etapa vai até 3 de junho e o objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, evitando óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, o público infantil, composto pelas crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, deve tomar uma dose dos dois imunizantes. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra o Sarampo e Influenza. Dessa forma, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia.

“O intuito é conscientização da nossa população e protegê-la contra a doença. Venham tomar a vacina para cuidarmos uns dos outros”, explicou a Secretária Denise Correia.