A Prefeitura de Tucano, por meio da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura promoverá, a Audiência Geral de Escuta da Lei Paulo Gustavo que acontecerá dos dias 10 a 14 de Abril, às 18h, no Auditório da Escola Zélia de Brito Moreira Ramos. Esse encontro tem como objetivo explicar em detalhes o que a lei é, como funciona e quem pode se beneficiar dela.    

A cultura foi um dos setores mais afetados economicamente com a pandemia provocada pela Covid-19 e por isso, o Governo Federal aprovou a Lei Paulo Gustavo, com número n° 195 de 2022, que direciona R$ 3,86 bilhões do superávit financeiro do Fundo Nacional de Cultura (FNC) para investimento em projetos e ações culturais, na tentativa de fomentar e normalizar o setor em caráter emergencial.    

“Tucano é uma cidade com um vasto arcabouço cultural, construído por manifestações diversificadas e artistas singulares. A Lei Paulo Gustavo será importante para reparar um período em que o setor cultural foi significativamente afetado pela pandemia. A Prefeitura de Tucano vem acompanhando, desde o projeto de lei, e seguirá todos os trâmites, envolvendo a sociedade, com transparência e efetividade”, afirmou o Secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, Thiago Nascimento.   

O repasse do valor será feito ao setor cultural por meio de editais que a sociedade (artistas e fazedores de cultura) ajudará a construir na audiência pública.     

Para discutir os cenários culturais agrupados por semelhança contextual, foram criados eixos temáticos homenageando tucanenses ilustres que deixaram seus legados na nossa história.  

Para fechar a semana, no sábado, 15 de abril, às 18h, será celebrado o encerramento da audiência, com uma culturata, valorizando e reconhecendo as diversas manifestações culturais genuinamente tucanenses.   

Estão convidados a participar todos(as) que são profissionais da cultura do município.  

A Audiência terá a seguinte programação:    

Auditório da Escola Municipal Zélia de Brito Moreira Ramiro  

10/abr 18h – Abertura da Audiência Geral de Escuta da Lei Paulo Gustavo  

11/abr 18h – Eixo Rubens Rocha – Teatro, Literatura, Dança e Circo   

12/abr 18h – Eixo Ubirajara Chaves – Artes Plásticas, Audiovisual, Artesanato e Fotografia   

13/abr 18h – Eixo Edson Santos – Produtores, Empreendimentos, Música e Espaços Culturais   

14/abr 18h – Eixo Maria Otávia – Representatividade Cultural, Culturas Negras, Cultura LGBTQIA+   

15/abr 18h – Encerramento da Audiência Geral da LPG – Culturata na Rua José Marcelino (Praça do Bradesco) com ato cultural com todas as manifestações que participaram da audiência. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *