Prefeitura de Tucano inicia entrega de absorventes destinados para alunas matriculadas na rede municipal

Com o objetivo de garantir a higiene menstrual como direito das mulheres, a Prefeitura de Tucano, através da Secretaria de Educação, iniciou nesta quarta-feira (20) a distribuição de absorventes descartáveis destinados às alunas devidamente matriculadas da rede municipal de ensino. O ato de entrega simbólico para os gestores escolares, ocorreu na Câmara Municipal do Município.

“Nossa gestão tem a missão de melhorar a vida das pessoas e o combate à pobreza menstrual ganha ainda mais relevância, porque há indícios de garotas que deixam de comparecer às aulas, em determinados momentos, por não terem acesso a itens de higiene como absorventes e não pode e nem vai voltar a acontecer”, ressaltou o Prefeito Ricardo Maia.

Para a Secretária Gerusa Araújo, este é um momento ímpar da gestão, que impede a evasão de garotas da sala de aula, dando-lhes dignidade com a entrega dos absorventes.

“Hoje tivemos um momento ímpar com a entrega dos absorventes. Nosso maior objetivo é promover mais dignidade para as nossas alunas tucanenses. Porque a gente sabe que infelizmente, a pobreza menstrual ainda faz parte da vida de muitas meninas, mulheres que deixam de frequentar a escola durante o período menstrual por falta destes absorventes. Tenho certeza que esse projeto vai contribuir ainda mais para superar essa dificuldade”, disse.

A entrega faz parte do Programa T.P.M. – Todos Pelas Meninas, da Lei N° 461 de 04/11/21 sancionada pelo Prefeito, seguindo a orientação da Organização das Nações Unidas – ONU, que reconhece, desde 2014, a higiene menstrual como direito das mulheres, como saúde pública e Direito Humano. A coordenação da distribuição dos absorventes higiênicos para as alunas regularmente matriculadas ficará por conta dos gestores de cada unidade municipal. Serão 2.475 pacotes, totalizando 19.800 absorventes, com um pacote entregue por mês.