Plano Municipal de Saneamento Básico de Tucano será apresentado em Audiência Pública na Câmara de Vereadores

Após a realização de quatro Oficinas Setoriais, que contou com a participação popular de diversas comunidades, a Prefeitura de Tucano, por meio da Secretaria de Agropecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, promove, no próximo dia 18 de outubro, a audiência pública de apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico de Tucano.

O Plano reúne as estratégias de implantação e funcionamento do abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e a drenagem e o manejo de águas pluviais urbanas do município.

Ele também é indispensável para a elaboração da política pública de saneamento e o monitoramento dos resultados alcançados no município, bem como para a contratação ou concessão de serviços e para o recebimento de recursos financeiros do Estado e do Governo Federal.

Para o Diretor Municipal de Meio Ambiente, Aguinaldo Bittencourt, o Plano prevê um horizonte de 20 anos uma evolução ideal para aspectos importantes do meio ambiente na cidade.

“Gostaria de convidar a população para participar desse momento importante para o município. É uma grande conquista chegar nesse ponto, quando vamos apresentar o Plano que se converterá em lei e que prevê, num horizonte de 20 anos, o que nós queremos pra Tucano”, ressaltou.

“Saneamento Básico é um tema que tem impacto direto na vida das pessoas de forma prática, pois envolve lixo gerado, esgotamento sanitário, principalmente, em locais que ainda não possuem uma rede de esgoto e abastecimento de água no município. Isso vai desde questões ambientais até a própria saúde pública”, destacou.

A audiência Pública será realizada na Câmara de Vereadores de Tucano, às 9 horas.