O planejamento é fundamental para todo e qualquer projeto. Quando temos um desejo ou uma necessidade, por mais complexa que possa ser, programar-se e elaborar um passo a passo é o caminho mais seguro e mais eficiente para conseguir realizá-la. O hábito do planejamento deve ser alimentado sempre, especialmente nas decisões profissionais e de negócios, para conseguir se introduzir e manter com sucesso no mundo do empreendedorismo.

É verdade que, muitas vezes, reservar um tempo para o planejamento pode parecer uma chatice. Quando temos uma necessidade emergencial ou uma vontade decidida, queremos ir direto para a ação. Contudo, se não paramos para pensar um pouco nos passos que devemos realizar, a chance de não conseguirmos alcançar totalmente o objetivo é muito maior. Por isso, não se pode deixar o desejo de partir para o ataque ultrapassar a obrigação de formular uma boa estratégia!

Preparar um plano de ação passa por algumas etapas fundamentais, que podem ser aplicadas em todas as áreas, dos projetos pessoais às trajetórias educacionais e aos planos de negócios. Vamos entender, então, qual é esse caminho:

  1. Delimitar o objetivo: Saber exatamente o que queremos obter não é tão fácil quanto parece, porque muitas vezes incluímos muitas vontades diferentes como se fossem uma só. Por exemplo, se a ideia é a realização de um curso profissionalizante de esteticista, não se deve adiantar os processos e sair procurando já uma localização para um futuro salão de beleza. Cada objetivo tem sua vez, e o processo é sequencial.
  2. Observar o que já está ao seu alcance: Muitas vezes, pensamos em um novo projeto e não percebemos que já temos coisas parecidas no entorno. É como se um vendedor de flores vendesse a van para comprar um foodtruck em vez de transformar o que antes era um veículo de transporte! Olhe à sua volta, perceba o que já está ao alcance da mão e não perca tempo tentando obter o que você já tem.
  3. Quebrar o projeto em metas menores: Para ficarmos no exemplo do curso de estética, primeiro é importante escolher a melhor opção de curso. Em seguida, verificar sua disponibilidade de tempo e pensar em como pagar a mensalidade para, só depois, fazer a inscrição.
  4. Gerenciar bem o tempo: Quando temos metas já definidas, o próximo passo é organizar o tempo em torno delas. Quanto tempo leva para completar cada uma? É fundamental ser realista nessa hora, tanto para não se sentir atrasado no planejamento como para não perder tempo que poderia ser mais bem utilizado em outra parte.
  5. Alocar recursos: Reconhecer quanto temos para investir nesse projeto e quanto conseguimos arrecadar é o que vai definir as possibilidades de atuação. Se a ideia é começar um serviço de entregas e é possível disponibilizar uma quantia mensal modesta, talvez valha a pena um financiamento ou aluguel do automóvel ou motocicleta, enquanto um dinheirinho guardado pode ser investido diretamente na compra do equipamento. Não se esqueça de um recurso indispensável hoje em dia e, muitas vezes, gratuito: as vendas on-line, que não podem faltar a qualquer negócio.
  6. Preparar-se para imprevistos: Isso pode parecer estranho, mas, na verdade, é essencial prever o imprevisível. Não quer dizer pensar em cada mínima possibilidade que pode dar errado, mas ter uma reserva de dinheiro para manutenção inesperada, por exemplo, ou ter um plano B, caso a ideia inicial não dê certo de primeira.

Tudo bem, mas todas essas coisas levam a quê? Os benefícios que se pode colher com esse hábito são muito valiosos: o grau de eficiência do sujeito que planeja com cuidado é muito maior, porque ele pode focar na realização das metas uma a uma com toda a energia, sem perder tempo ou quebrar a cabeça com o que deve fazer em seguida ou pensando se o que já fez até agora tem sentido. A principal vantagem é o foco, que se torna completo, porque o caminho já está traçado. Com isso, é claro, o estresse do processo cai muito!

Portanto, adquira o costume de realizar planejamentos cuidadosos e tenha muito mais sucesso em todos os seus empreendimentos!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *