Mulheres ganham espaço no futebol de Tucano


O que antes era considerado um enorme tabu, hoje vem sendo superado com muita vontade e bola no pé! Em todo o planeta, as mulheres estão conquistando seu lugar no esporte, seja dentro de campo ou exercendo posições diretivas.

A Copa do Mundo do Catar, que será realizada entre 21 de novembro e 18 de dezembro deste ano, por exemplo, terá uma novidade. A FIFA anunciou que, pela primeira vez na história, a lista de árbitros que irão apitar o Mundial de futebol contará com mulheres. O Brasil, inclusive, será representado pela auxiliar Neuza Back.

Em Tucano, pela primeira vez, uma Seleção da categoria feminina foi formada. O projeto já nasceu vencedor, tendo o grupo próximo de conquistar a classificação para a segunda fase da Super Copa do Sisal 2022.

O time é comandado por Lucival do Esporte, tucanense que tem experiência em clubes como Catuense e Galícia. O treinador ressaltou que espera que o grupo atual de 24 atletas aumente cada vez mais.

“O esporte é uma ferramenta de inclusão social e, aqui no município, as meninas não tinham essa oportunidade. Então esse apoio da gestão Ricardo Maia é um marco na história do município e não podemos desperdiçar essa chance. Nosso grupo tem 24 garotas e espero que aumente cada vez mais”, ressaltou.

Camisa 10 da Seleção, Natiara Santos, 21 anos, carinhosamente chamada por Lala, joga desde aos 9 anos e acredita na classificação da equipe para a próxima fase.

“Tenho como inspiração a nossa Rainha Marta e espero que um dia consiga jogar em um time profissional. Venho treinando bastante, evoluindo em cada treino e buscando o melhor pra mim. Com ajuda da nossa torcida, conseguiremos nossa classificação”, salientou.

Uma das líderes do grupo, Amanda Santos, 27 anos, disse que o futebol feminino vem despertando o desejo de outras garotas para atuarem no futebol.

“Essa é a primeira Seleção formada em Tucano e estamos despertando outros interesses, outros sonhos de jovens lutando por uma coisa que elas amam e, a partir de agora, podemos esperar por resultados mais positivos.

O Prefeito Ricardo Maia ressalta ainda que não medirá esforços para que esse projeto continue vingando no município.

“Sabemos das dificuldades que as meninas enfrentam para seguirem praticando o esporte. E nosso papel é dar todo o apoio para que, projetos como este, sigam firmes levando mais cidadania e saúde às atletas”, disse.

No último sábado (28), as meninas venceram a Seleção de Teofilândia por 1 a 0, com o gol de Luana, no Estádio do Arlindão, garantindo vaga na próxima fase da Super Copa Sisal!

Conheça nossas atletas:

Goleiras

Raquel

Jac

Defensoras

Laura

Andreia

Edilene

Joseane

Joselaine

Amanda

Aniely

Nagela

Meias

Lala

Letícia

Ivina

Carla

Ninha

Atacantes

Preta

Madalena

Crislaine

Fran

Amabyle

Julia

Luaninha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *