Tucano avança na avaliação dos indicadores do Programa Previne Brasil


Em dois anos de gestão, a Saúde de Tucano segue evoluindo consideravelmente seus principais indicadores de saúde ligados à prestação de atendimento à população.

De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, o cadastramento dos pacientes que utilizam as UBS do município é de fundamental importância para que recursos federais sejam distribuídos, melhorando, além da estruturação física, a ampliação do horário de atendimento, equipes de saúde bucal, informatização, equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros programas para beneficiar nossos munícipes.

Tudo isso ocorre graças ao programa Previne Brasil, um novo modelo de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e Incentivo financeiro com base em critério populacional.

Em 2020, o índice era de 2,85. Com a atual gestão, saltou para 7,99, o que representa uma evolução de 14 para 48 mil cadastros.

A cada 4 meses somos avaliados através de 7 indicadores:

1 – Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação.

2 – Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV.

3 – Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.

4 – Proporção de mulheres com coleta de Citopatológico na APS.

5 – Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por Haemophilus Influenzae tipo b e Poliomielite inativada.

6 – Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre. Acesse íntegra na nota técnica.

7 – Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

“Agradeço a todos os nossos colaboradores que estão lado a lado aos nossos princípios, trabalhando e transformando a cada dia a Tucano do Futuro que a nossa gente merece. Com o repasse do Programa Previne Brasil, os serviços e atendimentos de saúde de Tucano tendem a melhorar ainda mais”, disse o Prefeito Ricardo Maia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *