Inclusão e Autismo – Evento em Tucano marca o início do mês de conscientização sobre o TEA

No último dia 2 de abril, Tucano foi palco de um evento emocionante que marcou o início do mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento, organizado pela Prefeitura Municipal de Tucano em parceria com a Associação das Mães Guerreiras e o Centro de Atendimento Multifuncional de Tucano (CAMUT), teve como tema “Inclusão e Autismo: Desafios e Possibilidades”.

A Praça da Matriz foi o cenário dessa manhã especial, que se estendeu das 8h às 12h e contou com uma ampla gama de atividades e stands informativos. Além das palestras, exposições e atividades educativas previamente programadas, a Associação das Mães Guerreiras contribuiu com uma blitz de conscientização e educacional, oferecendo informações valiosas sobre o TEA e estratégias de inclusão.

Os stands presentes, organizados pelo Centro de Atendimento Multifuncional de Tucano (CAMUT), ofereceram uma variedade de informações e atividades:

• Psicologia: Com o lema “Inclusão e Amor: Quando há amor, as diferenças desaparecem”, este stand destacou a importância do acolhimento e da compreensão na jornada de inclusão.
  • ⁠Psicopedagogia: Intitulado “Literatura em Movimento: Descubra a Magia do Colorido e Sua Influência Positiva”, este stand explorou o potencial terapêutico da literatura e das atividades criativas.
  • ⁠Fisioterapia e Psicomotricidade: Sob o tema “Movimentos que Curam: Conheça as Práticas Terapêuticas em Movimento”, este stand apresentou técnicas terapêuticas e exercícios físicos voltados para o desenvolvimento motor das crianças com TEA.
  • ⁠Nutrição: Explorando a relação entre alimentação e autismo, este stand ofereceu informações sobre diferentes sabores e sua influência no bem-estar das crianças com TEA.

Além das atividades nos stands, o evento contou com a participação de autoridades locais, incluindo o prefeito de Tucano Ricardo Maia Filho, o Deputado Federal Ricardo Maia da Bahia, a Secretária de Educação do município, Gerusa Andrade, e diversas lideranças políticas municipais, reforçando o compromisso e o apoio da comunidade na luta pela inclusão e conscientização sobre o autismo.

Houve ainda momentos de descontração, com lanches saudáveis, roda de histórias infantis, música e outras atividades recreativas para as crianças, proporcionando uma manhã de aprendizado e celebração para todos presentes. Este evento não apenas marcou o início do mês de conscientização sobre o autismo, mas também reafirmou o compromisso de Tucano com a inclusão e o respeito à diversidade.