Conselho Municipal de Meio Ambiente avalia ações realizadas em Tucano

O Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMDEMA apresentou na quinta-feira (25), o balanço das ações que foram realizadas nos últimos três meses em Tucano. De acordo com o Diretor Municipal de Meio Ambiente, Aguinaldo Bittencourt, é possível verificar a atuação da Secretaria de Agropecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos na conscientização da população em relação à prevenção dos crimes ambientais.

“Sim, é possível ver a diversidade de ações que o departamento tem atuado, seja na parte de fiscalização, atuando de forma repressiva também, bem como em outras ações de cunho mais educativo, tentando conscientizar a população sobre determinados crimes ambientais”, disse.

“Além de ações que incentivam o plantio de árvores no município e a constante preocupação com os empreendimentos que possam a vir a causar algum impacto nas nossas riquezas naturais”, completou.

Durante o encontro, foram apresentadas importantes ações como mudanças no setor de abate do município, a conclusão do curso de capacitação e formação da associação de catadores e catadoras de recicláveis em Tucano.

A secretaria realizou ainda doações de mudas à população, instalação de placas educativas alertando sobre crimes ambientais em áreas de descarte irregular de resíduos e um mutirão de limpeza em áreas de descarte de lixo em Caldas do Jorro.

Em parceria com a Prefeitura, as licenças ambientais para atividades de mineração no Rio Itapicuru foram suspensas através de decreto. Houve ainda ações realizadas pela Prefeitura em parceria com o Complexo Eólico de Tucano, instalando placas educativas sobre a preservação da nascente do Bebedouro, no povoado do Quererá.

Inema

Aguinaldo informou ainda que, de 14 a 17 de dezembro, Tucano vai sediar o evento da entrega voluntária de aves silvestres, promovido pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema.

“Esta ação tem como objetivo sensibilizar as pessoas a devolverem os animais silvestres, principalmente aves, que são criados presos, além de alertar que essa é uma prática criminosa, já que nossa lei de crimes ambientais prevê essa proteção aos animais silvestres”, alertou.

Ainda segundo o Diretor de Meio Ambiente, a iniciativa tem, neste primeiro momento, o cunho educacional, envolvendo toda a comunidade, principalmente a comunidade estudantil.

“Teremos um encontro virtual com os alunos no dia 03 de dezembro. Nesse encontro, a equipe do Inema vai falar sobre o trabalho desenvolvido nessa ação de entrega voluntária e formar esses alunos como disseminadores de informação, passando para seus familiares e aos que têm menos acesso aos meios de comunicação, em especial a população da zona rural”, finalizou.