O Prefeito Ricardo Maia sancionou no último dia 20 de maio, a Lei nº 481, que declara o prato típico regional mais popular do município de Tucano, o bode assado com farofa molhada, como Patrimônio Cultural Imaterial de Tucano.
A iguaria tem maior tradição no distrito do Jorrinho, mas é facilmente encontrada em restaurantes e bares por toda a cidade. O bode seco frito é servido com a tradicional farofa molhada, confeccionada com farinha de mandioca, cebola, tomate e pimentão, encantando tucanenses e, principalmente, turistas que frequentam a região de janeiro a janeiro.
O patrimônio imaterial ou intangível é aquele que se relaciona com a maneira como os diferentes grupos sociais se expressam por meio de suas festas, saberes, fazeres, ofícios, celebrações e rituais. As formas tradicionais e artesanais de expressão são classificadas por serem importantes formadoras da memória e da identidade dos grupos sociais brasileiros, contendo em si os múltiplos aspectos da cultura cotidiana de uma comunidade, bem como o caráter não formal de transmissão dos saberes, ou seja: a oralidade.
Autor da lei, o Vereador e Presidente da Câmara de Tucano, Jorge Seixas, justificou o Projeto de Lei por conta de o prato tradicional ser muito importante na gastronomia local.
“A gastronomia local é um grande atrativo turístico para o município. Portanto essa é uma importante forma de valorização deste conhecimento, transmitido entre gerações, onde os sabores são associados às memórias afetivas e perpetuando as tradições”, publicou.
Para o Prefeito Ricardo Maia, a sanção da lei é um importante passo para a valorização da história da Cidade.
“Nossa gastronomia, nossas riquezas naturais, festas tradicionais, dentre outros bens culturais, quando amparados legalmente, de certa forma, incentivam ainda mais o comércio e o turismo. Portanto, estamos dando mais um importante passo para a valorização cultural do nosso município”, ressaltou.
Nenhum comentário