14ª edição dos Jogos Externos Escolares de Tucano promove competição, união e emoção após período pandêmico

Os Jogos Externos Escolares de Tucano chegaram ao fim na última sexta-feira (30), após uma semana de jogos emocionantes, realizados em várias praças esportivas, contando com a participação de 15 escolas das redes públicas e particulares e com mais de sete mil alunos.

Em disputa, oito modalidades: Atletismo, Futebol Society, Futebol de Campo, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Vôlei de Duplas, Vôlei Sexteto. Nas disputas as escolas, Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães – CELEM, Instituto Social de Tucano – IST, Maria Aydil, Afro Júlio, Colégio Estadual Heraclides Martins de Andrade – CEHMA, Madre Paulina, Colégio Maria José de Araújo – COMJA, Zélia de Brito, Thetônio Martins, Cristóvão Colombo, Castelo Branco, José Valdir, Santa Rita, Mário Montino, Machado de Assis.

A Secretaria de Educação, Gerusa Araújo, se alegrou com a retomada dos jogos escolares após dois anos de interrupção por conta da pandemia do Coronavírus.

“Estou muito feliz com a retomada dos jogos escolares. Foram dois anos sem poder contar com essa alegria. Essa foi a décima quarta edição dos Jogos Externos e foram cinco dias intensos de disputa e de muita integração entre os estudantes das escolas municipais, estaduais e particulares, que contribuíram muito para suas escolas e que treinaram bastante para obterem o resultado positivo. E já estamos preparando a edição de 2023”, ressaltou.

“Quero agradecer a comissão responsável pelos jogos que fizeram com que esse evento fosse realizado com tanta competência, com a entrega de lanches, limpeza e segurança, principalmente pelo empenho do nosso prefeito Ricardo Maia” completou.

O Diretor de Esportes, Djair Santana parabenizou toda a comunidade escolar que participou do evento.

“Entendemos a necessidade do esporte na vida de cada indivíduo e por isso, parabenizamos a todas as escolas participantes, diretores, professores, técnicos, atletas, e demais profissionais”, disse.

O professor Leonardo Calazans ressaltou a importância do esporte na vida dos alunos.

“Trata-se de um projeto grandioso que ocorre desde 2007. Foi emocionante ter muitos alunos envolvidos com o evento, competindo, torcendo, vibrando, administrando os sentimentos de derrota e vitória, que são emoções que só o esporte pode possibilitar. Momentos marcantes que ficarão enraizados na vida de toda a comunidade escolar”, disse.

O Celem garantiu o 1° lugar na competição com a conquista de 31 medalhas sendo 16 de ouro. Em segundo lugar ficou com o IST, que conquistou 28 medalhas, sendo 10 de ouro, e completando o pódio, em terceiro, a Escola Municipal Maria Aydil levou 18 medalhas, sendo 9 de ouro.

O Prefeito Ricardo Maia comemorou o rendimento dos alunos e a dedicação de toda a comunidade escolar nos Jogos.

“Foi um evento muito bem coordenado e a participação efetiva dos alunos fez com que as competições fossem disputadas com muita qualidade. Agradeço pelo empenho de todos e estamos empolgados para a edição de 2023”, ressaltou.

Na festa de encerramento, a garotada aproveitou o agito de três bandas, que tocaram em cima de um trio elétrico, na Praça da Matriz.