Vozes da Educação: Novo quadro do programa relembra histórias das unidades escolares de Tucano

Buscando ampliar o alcance do ensino remoto em Tucano, a Secretaria Municipal de Educação apostou no rádio como ferramenta para chegar até as comunidades mais distantes. O programa Vozes da Educação é transmitido pela Tucano FM de segunda à sexta, das 17h às 18h, levando conteúdo didático e conhecimento às famílias tucanenses.

“A pandemia impactou diretamente nas atividades, sobretudo diante da impossibilidade de encontros presenciais nas escolas. Além das aulas online, cadernos pedagógicos e outros instrumentos utilizados no ensino remoto, o programa de rádio visa somar esforços para alcançar o maior número de estudantes possível, considerando que alguns deles ainda têm dificuldade de acesso à internet”, conta a Secretária Municipal de Educação, Gerusa Araújo.

Além disso, o programa também está buscando valorizar as raízes da Educação no município, por meio do quadro “Minha Escola tem Memórias”. O principal objetivo é apresentar as escolas/núcleos à comunidade tucanense, compartilhando suas histórias/memórias e experiências educativas. Ele vai ao ar às quartas e quintas-feiras.

“O quadro Minha Escola tem Memórias é repleto de ludicidade, emoção e aprendizagem. É um momento do programa que agrega e revive importantes lembranças sobre as atividades já realizadas em cada unidade de ensino municipal” afirma a Diretora Pedagógica da Secretaria, Manuela Almeida.

A primeira escola a ser abordada no novo quadro foi a unidade de educação infantil Janelinha do Saber, localizada na sede. Ela atende crianças entre 3 e 5 anos e teve as primeiras atividades iniciadas em 1974, a partir de uma parceria do município com o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral). O programa completo com todas as informações e curiosidades sobre a escola está disponível na plataforma Spotify.

Outras unidades também já foram contempladas no programa, como a creche Senhora Santana, creche Maria José Aras, a Escola Municipal Dr. Theotônio Martins e a Escola Municipal Maria Aydil Borges Martins Prado. Hoje (22), o quadro abordará o núcleo Pio Miranda Bastos e amanhã (23), o núcleo Rackel Gonsalves.

Ouça o programa: https://open.spotify.com/show/6iiE7Lx4fiaYmiRSMu7wMp