Tucano recebe mais doses da CoronaVac. Vacinação dos idosos entre 75 e 79 anos continua nessa quinta (18) e sexta (19)

A vacinação dos idosos e idosas entre 75 e 79 anos continuará nesta quinta (18) e sexta-feira (19), tendo em vista que uma nova remessa da CoronaVac chegou à Tucano hoje (17). O lote com 820 doses terá a seguinte destinação: 707 unidades para os(as) idosos(as) da faixa etária mencionada e 113 para os(as) trabalhadores(as) de saúde.

Essa remessa supera a que foi recebida no dia 10 de março, com 680 doses. A Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia, comemora a ampliação dos lotes. “Certamente estamos felizes em receber mais doses e poder dar continuidade à campanha de vacinação. Isso nos motiva a seguir trabalhando para que, o quanto antes, toda a população de Tucano esteja imunizada”.

A gestora destaca que, entre os(as) trabalhadores de saúde, as doses serão direcionadas às seguintes categorias: médicos(as), fisioterapeutas, odontólogos(as), enfermeiros(as), técnicos(as) em saúde bucal e técnicos(as) em enfermagem.

Denise conta, ainda, que os pontos de vacinação também foram ampliados, tanto na sede quanto nos povoados. Além do posto de saúde Dr. Oswaldo Assumpção, na sede, e do Centro de Saúde, em Caldas do Jorro, as vacinas também serão aplicadas nos seguintes locais:

Postos de Saúde da Sede

• Cruzeiro
  • Vila Progresso
  • Nova Esperança
  • Entroncamento

Já nos povoados, os idosos poderão procurar os seguintes pontos para receber a vacina:

Postos de Saúde Povoados e Distritos

• Creguenhem
  • Jorrinho
  • Tracupá
  • Rua Nova
  • Olhos d’Água
  • Pé de Serra
  • Mandacaru
  • Cajueiro
  • Quixaba de Santa Rita
  • Arapuá

Os pontos de vacinação funcionam das 8h às 17h. Especificamente no posto de saúde Dr. Oswaldo Assumpção, haverá entrega de senhas para evitar aglomerações, considerando que essa unidade recebe um maior fluxo de pessoas à procura do imunizante. Vale lembrar que é necessário apresentar o CPF ou cartão do SUS, bem como a carteirinha de vacinação.

Segunda dose

A Secretaria Municipal de Saúde de Tucano também está convocando as pessoas que receberam a primeira dose da CoronaVac entre os dias 08 e 23 de fevereiro para receber a segunda dose da vacina. Neste caso, algumas observações devem ser consideradas.

Se a pessoa testou positivo para a Covid-19 após a primeira dose do imunizante, a segunda dose somente será aplicada depois de 30 dias a contar do surgimento dos sintomas. Outra observação importante é que, caso alguém esteja com algum sintoma sugestivo da doença, a segunda dose será aplicada somente após o desaparecimento do sintoma.

Caso alguém desse grupo não consiga comparecer aos pontos indicados na sede e em Caldas do Jorro, é possível procurar a unidade de saúde local para agendar o recebimento.