Primeiras doses da vacina chegam em Tucano nesta terça-feira (19)

A primeira remessa das vacinas contra a Covid-19 chegou em Tucano por volta das 12h de hoje (19) e já foi encaminhada aos pontos de armazenamento. À tarde, foi realizada uma abertura simbólica da campanha de vacinação com representantes dos grupos priorizados pela Fase 1 do cronograma do Ministério da Saúde. O ato aconteceu no Centro de Saúde Dr. Oswaldo Assumpção com a presença do prefeito Ricardo Maia, do vice-prefeito Robson Ferreira, da Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia, e membros da equipe técnica da pasta.

A primeira cidadã tucanense imunizada foi a técnica de enfermagem Jéssica Matos, de 28 anos. “Me sinto honrada por representar os colegas que estão diariamente cuidando da população nas unidades de pronto atendimento. Foi uma surpresa as vacinas chegarem tão rápido à nossa cidade”, afirmou.

Em seguida, a enfermeira Ozana Pereira, 50 anos, também recebeu a dose inicial da vacina. “Fiquei muito feliz ao ser convidada para representar os vacinadores. Trabalho há 23 anos nessa área e é uma alegria começarmos a campanha aqui em Tucano. Aos poucos, conseguiremos alcançar toda a população”, disse Ozana, otimista.

A terceira representante foi a moradora do Lar Dona Ritinha, Ana Maria de Jesus, de 96 anos. A partir de amanhã (20), os doze residentes da instituição de longa permanência serão contemplados pela campanha de vacinação como grupo prioritário.

Vacinação

A aplicação em maior escala para idosos acima de 75 anos e para profissionais da saúde da linha de frente no combate à doença começa nesta quarta-feira (20). De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia, os pontos de vacinação começarão a funcionar a partir das 8h.

“É importante ressaltar que, na sede, a vacinação acontecerá no PSF Padre José Gumercindo, anexo ao Centro de Saúde Dr. Oswaldo Assumpção – Centro. Sabemos que são poucas doses, mas pedimos a compreensão das pessoas para que não aglomerem e respeitem a ordem de imunização estipulada pelo Ministério da Saúde. Este é apenas o primeiro passo de uma caminhada que alcançará todos os tucanenses”, enfatizou Denise.

De acordo com os dados da Secretaria, foram repassadas ao município 288 doses. No entanto, estratégias estão sendo elaboradas para que novas remessas sejam enviadas o quanto antes. Em coletiva de imprensa realizada na tarde de hoje, o prefeito Ricardo Maia Filho destacou o empenho em cuidar da saúde da população.

“Não medirei esforços para ir à Salvador, Brasília, ou para buscar junto ao Governo do Estado ou ao Governo Federal mais doses da vacina para o nosso município. Podem ter certeza de que irei lutar muito para restaurar a tranquilidade de sairmos nas ruas e voltarmos a nos reunir com nossos familiares e amigos”, afirmou o prefeito.

Confira mais informações sobre a campanha de vacinação clicando aqui.