Pré-cadastros para mamografias gratuitas em Tucano encerram nesta sexta-feira (09)

Doctor get examining breast of young woman. Consultation with gynecologist. Diagnostic, healthcare, medical service


Entre os dias 19 de abril e 06 de maio serão realizadas mamografias gratuitas em Tucano por meio de uma unidade itinerante de atendimento do Estado. Mulheres tucanenses entre 50 e 69 anos devem procurar, até sexta-feira (09), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para realizar o pré-cadastro que possibilitará o agendamento do exame.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica, Fernanda Andrade, mulheres que tenham entre 40 e 50 anos e possuam alguma alteração mamária ou histórico familiar de câncer de mama também estão sendo convocadas para realizar o exame.

“Nosso intuito é contemplar um número ainda maior de mulheres. Em contrapartida, estamos organizando todo o cadastramento e vamos usar estratégias para evitar aglomerações. Cada região terá um dia específico para o atendimento. Todas as mulheres que realizaram o pré-cadastrado devem procurar os postos de saúde a que são vinculadas para saber o dia exato da realização do exame”, explica a coordenadora. Ela também ressalta que as pacientes que apresentarem alguma alteração no resultado das mamografias serão encaminhadas para os exames complementares e tratamentos necessários.

Para efetivação do pré-cadastro é necessário apresentar o cartão do SUS e documento de identificação (RG ou CPF). O horário de atendimento das UBSs é das 8h às 12h e das 14h às 17h.

O exame e o câncer de mama

A mamografia é um exame de raio-x realizado em um equipamento denominado mamógrafo. Somente com a realização desse procedimento é possível detectar lesões benignas e cânceres em estágio ainda inicial. O exame também possibilita a detecção de nódulos que não são descobertos durante o autoexame ou em consultas de rotina.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) – organização vinculada ao Ministério da Saúde –, o câncer de mama é segundo tipo da doença que mais atinge as mulheres no país. Ele perde apenas para o câncer de pele. Só em 2020, 66 mil novos casos de câncer de mama foram identificados no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *