Matrículas nas escolas municipais de Tucano acontecem de 10 a 19 de fevereiro. Aulas remotas começam no dia 22

As matrículas para o ano letivo de 2021 começam nessa semana! Entre os dias 10 e 19 de fevereiro, mães, pais e responsáveis deverão comparecer presencialmente às escolas e núcleos estudantis do município. O horário de funcionamento das unidades é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para realização das matrículas serão necessários os seguintes documentos: pasta do aluno; duas fotos 3×4; original e cópia da certidão de nascimento ou do RG; do CPF (se tiver); do comprovante de residência do cartão do SUS; do cartão de vacinação atualizado; do comprovante do Bolsa Família (se for beneficiário); e declaração/histórico escolar do aluno.

A Secretária Municipal de Educação, Gerusa Araújo, informou que as aulas remotas terão início no dia 22 de fevereiro. De acordo com ela, houve um reajuste no planejamento para ampliar o período de matrícula, por isso a data de início das aulas foi alterada.

A Jornada Pedagógica também começará nessa semana. Profissionais da educação terão um encontro presencial amanhã (08), no auditório da Faculdade AGES, das 8h às 12h e das 14 às 18h. Já no dia 09, toda comunidade escolar poderá assistir a uma live que contará com a participação da professora Thereza Penna Firme, às 18h. O link para transmissão será divulgado nas redes sociais e site da prefeitura.

Pendência

O ano letivo conta com 800 horas aulas. De acordo com Gerusa Araújo, ficaram pendentes 558 horas do ano passado, devido à pandemia. Esse novo ano letivo precisará compensar o período que não foi concluído em 2020 e já iniciar a contagem das horas aulas de 2021.

“Ainda que precisemos cumprir cerca de 1.358 horas aulas por conta do déficit de horas do ano anterior, estamos em certa vantagem se comparados a outros municípios que nem chegaram a instituir o ensino remoto. Em tempo, o Comitê de Ensino Remoto do município tem trabalhado para orientar e alinhar ações educacionais no sistema de ensino no contexto da pandemia”, afirmou.

Reuniões

A gestora tem participado de reuniões com dirigentes de Educação de várias cidades da região. No mês passado, o encontro ocorreu na cidade de Antas e, na última terça-feira (02), em Euclides da Cunha.

“Ouvir e assimilar tudo o que tem sido tratado nos encontros é de grande importância para o nosso município. Nas ocasiões são discutidos assuntos sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), sobre as modalidades de ensino – remoto e híbrido (uma combinação entre presencial e online) -, bem como medidas de enfrentamento à Covid-19”, contou a gestora.

Segundo ela, o próximo passo é a criação do documento territorial, que vai ajudar a nortear as ações de todos os municípios envolvidos.