Inaugurações e obras marcam compromisso da gestão de Tucano em levar mais saúde e qualidade de vida à população


Um dia para ser lembrado na história de Tucano. Celebrando os 200 dias da atual gestão municipal, uma série de entregas e inaugurações foi realizada no último sábado (31), contemplando as áreas de Saúde, Educação, Infraestrutura e Serviços. A Agenda Positiva 200+ percorreu povoados, distritos e sede, deixando marcas do trabalho e compromisso assumidos em prol da população.

A agenda começou com a entrega da unidade de saúde do povoado de Poço Redondo. Além do prefeito, Ricardo Maia Filho, e do vice-prefeito, Robson Ferreira, estavam presentes a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia, o Diretor Municipal de Saúde, Victor Manoel Dias, o presidente da Câmara de Vereadores, Jorge Seixas, a vereadora Jeanne Santos, os vereadores Ivan Junior, Hélio Oliveira e Deoclécio Jesus, bem como o ex-prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia.

“Hoje é mais um dia em que podemos comemorar os avanços da saúde em Tucano. Em pouco mais de 200 dias de gestão, lutamos arduamente para que a saúde chegue cada vez mais perto da população. A inauguração dessa unidade significa a qualificação dos nossos serviços para as pessoas que serão atendidas” disse Denise Correia em seu discurso de abertura.

Segunda a Secretária, a unidade de saúde do Poço Redondo oferecerá consultas médicas, assistência de enfermagem, vacinas, curativos e remédios da farmácia básica. O agendamento dos atendimentos e consultas será realizado no próprio posto.

“Estou muito feliz por começar a agenda por essa comunidade, pela qual tenho imensa gratidão. Comparando a antiga estrutura do posto de saúde, onde mal cabia uma pessoa, me sinto orgulhoso em ver no que a unidade se transformou. Cada morador e cada trabalhador desse povoado também faz parte dessa conquista. Nosso maior compromisso é levar saúde para as pessoas que, muitas vezes, não têm acesso a outros postos ou até mesmo ao hospital” reforçou o prefeito.

A unidade recebe o nome de José Barbosa Matos – uma homenagem ao falecido esposo de Elza Maria do Carmo Matos, técnica de enfermagem aposentada de 78 anos, dos quais atuou por mais de 30 pela saúde da comunidade.

“Nascida e criada em Poço Redondo, sou uma líder comunitária desde os 18 anos. Comecei com uma pequena escola para crianças e desde então segui prestando assistência ao povo – do recém-nascido até o idoso. Sempre me senti muito feliz fazendo esse trabalho e estou grata por essa homenagem recebida, em nome do meu marido” disse a aposentada em seu breve discurso de agradecimento.

Na ocasião, também foram entregues o novo fardamento para as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) que trabalham na unidade. “É muito importante receber esse kit pois estávamos sem uniforme há quatro anos e sem equipamentos adequados para trabalhar”, contou a ACS da unidade, Iracema Silva (43).

“Essa é uma nova fase com mais qualidade de trabalho. Estou muito feliz por receber o kit, e por ver a inauguração dessa unidade de saúde também. O dia de hoje é uma bênção em nossas vidas e nós só temos a agradecer”, enalteceu a ACS do povoado do Alto, Solange Carmo (51).

Os moradores locais também comemoraram. “Estou muito satisfeita! Nós nunca tivemos um posto de saúde de verdade, o antigo era praticamente uma casa onde a enfermeira e o médico atendiam. Agora, temos um posto de verdade que está pronto para atender a todos nós”, comemorou Solange Maria (53), moradora de Poço Redondo.

Jorrinho e Caldas do Jorro

Na sequência, o prefeito e os representantes do poder público foram até o distrito do Jorrinho para registrar o início do calçamento da rua às margens da BR 116. Outro calçamento iniciado foi na rua José Carlos Arleo (também conhecida como rua do Hotel Palace), em Caldas do Jorro – ponto seguinte de visitação.

Em Caldas do Jorro, também foram entregues a ampliação de leitos e usina de oxigênio da UPA Covid-19, bem como os banheiros públicos no Balneário. “Caldas do Jorro é um local turístico e precisa desse investimento em infraestrutura que vem sendo feito desde o início da gestão. Tudo isso trará inúmeros benefícios para o município como um todo”, afirmou Moisés Miranda, administrador do distrito.

Outra entrega foi a do Ginásio de Esportes José Alves de Farias. O espaço foi totalmente reformado e, nesse dia de estreia, sediou uma partida de futebol da Associação Esportiva de Tucano e Caldas do Jorro (ASETC).

De acordo com o prefeito, outras duas quadras poliesportivas da cidade serão reformadas no mesmo padrão de qualidade, que darão suporte aos projetos em elaboração para incentivo à prática de atividades. “Nós estamos elaborando projetos relacionados não só ao futebol, mas também handebol, artes marciais, que contemplarão nossas crianças e jovens. Assim, estamos fortalecendo o esporte e dando oportunidade e acessibilidade à população do nosso município”, afirmou Ricardo Maia Filho.

Sede

Saindo de Caldas do Jorro, o local seguinte a ser entregue foi o Centro de Assistência à Covid-19, na sede do município. A unidade começou a operar desde o início do mês de julho, mas teve a inauguração realizada oficialmente no último sábado.

A unidade é um importante ponto de apoio à UPA Covid-19, já que oferece suporte às pessoas que apresentam sintomas leves suspeitos da doença. Dessa forma, o fluxo de atendimentos na UPA diminui, promovendo maior celeridade nos cuidados aos casos mais graves.

Após inauguração do Centro, a Agenda Positiva 200+ foi até a Escola Municipal Pio Miranda Bastos – primeira unidade de ensino de Tucano a ser completamente modernizada e climatizada. A Secretária Municipal de Educação, Gerusa Araújo, acompanhou a entrega e celebrou os investimentos na unidade.

“Ter uma escola totalmente requalificada oferecerá mais qualidade de trabalho aos profissionais que atuam aqui, além de mais qualidade na aprendizagem dos alunos. Isso é muito significativo, pois estamos vendo as evoluções gradativas na Educação do município”, afirmou a gestora.

Após entrega da escola, o prefeito foi até a nova sede da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos para inauguração. O espaço oferece estrutura qualificada para a equipe do órgão, que não possuía unidade fixa para desempenho adequado das atividades administrativas.

O último ponto na sede a ser visitado foi o prédio da prefeitura. No local (totalmente reformado), Ricardo Maia Filho assinou a ordem de serviço para as obras da nova Secretaria Municipal de Saúde e das obras de modernização e climatização da Escola Municipal Theotônio Martins.

Também foram assinadas as ordens de licitação para a construção de duas creches (uma no bairro Araticum, na sede, e outras em Caldas do Jorro); de uma escola no distrito do Tracupá; de cinco quadras poliesportivas (que serão localizadas no bairro do Cruzeiro, na sede, e nos povoados do Pé de Serra, Mandacaru, Olhos D’água e Arapuá); além da reforma e ampliação do Hospital Municipal Mariana Penedo.

“Iremos qualificar a estrutura do nosso hospital, construindo uma maternidade para atender todas as mães de Tucano. Elas poderão ter seus filhos aqui, sem precisar sair da cidade. Outras reformas também serão feitas para que possamos oferecer mais serviços e especialidades médicas, como pediatria e outras. Queremos melhorar cada vez mais o atendimento à saúde para a nossa gente” afirmou o prefeito.

O ex-prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia, aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância de todas as ações promovidas pela atual gestão municipal. “Levar qualidade de vida ao povo é uma missão que me foi dada durante os mandatos na cidade vizinha e que, hoje, também vejo dada à gestão de Tucano. Vejo postos de saúde sendo construídos, vejo creches sendo construídas, e estou certo de que o município tem muito a avançar pelos próximos anos”, afirmou.

Rua Nova

Já no final da tarde, o prefeito e demais representantes do poder público seguiram para o distrito da Rua Nova, onde entregaram o consultório odontológico da unidade de saúde local. O consultório foi reformado e equipado com os instrumentos necessários para atendimento dos moradores do distrito.

“As tantas entregas que realizamos nesse dia reforçam o compromisso com a saúde do nosso povo. Antigamente, eu via outras cidades avançando e tinha a sensação de que estávamos ficando para trás. Hoje, percebo que Tucano está se destacando e me orgulho de não ter mais aquele sentimento”, afirmou o vice-prefeito de Tucano, Robson Ferreira.

Comentários está desativados.