Tucano incentiva inscrições de projetos culturais digitais em premiação divulgada pela Secult-BA

Tucanenses que tenham projetos culturais direcionados ao meio digital poderão concorrer ao Prêmio Cultura na Palma da Mão, lançado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). As inscrições estarão disponíveis até o dia 17 de setembro e abordam cinco categorias em que as respectivas iniciativas deverão estar voltadas a plataformas como Instagram, Facebook e YouTube.

O Edital está disponível no site da Secult-BA e foi elaborado a partir de recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc – cujo valor de premiação a cada projeto será de R$ 12.417,08. Serão contempladas 630 propostas que se enquadrem nas seguintes categorias: Difusão Artística, Culturas Periféricas, Culturas Rurais, Memória e Tradições, e Cultura LGBTQIA+.

Os projetos da categoria Difusão Artística deverão evidenciar a produção artística e/ou cultural de um indivíduo ou coletivo de artes visuais, audiovisual, música, teatro, dança, literatura, circo e multi-linguagens. Culturas Periféricas tem como foco promover a produção artística e/ou cultural das periferias urbanas do estado ou que reflitam sobre elas. Culturas Rurais tem foco nas produções realizadas por e/ou sobre comunidades tradicionais, quilombolas, ribeirinhas, ciganas e indígenas.

As propostas inscritas na categoria Memória e Tradições deverão ressaltar as memórias e tradições baianas através do registro de depoimentos sobre as trajetórias de agentes individuais e/ou coletivos, da cultura popular. Já os projetos inscritos em Culturas LGBTQIA+ devem divulgar a produção artística e cultural do segmento como produções performáticas de atores transformistas e drag-queens, apresentações de stiletto (dança e apresentação em salto alto) e outras vertentes e expressões relacionadas.

Formatos

O Prêmio Cultura na Palma da Mão poderá abarcar diferentes formatos de projetos, desde que todos sejam 100% executáveis de forma digital. As opções exploram exposições, espetáculos virtuais, webinários, podcasts, cursos/oficinas, apresentações, debates, minidocumentários, entre outros.

Vale ressaltar que cotas raciais serão aplicadas, garantindo que 50% das propostas executadas em cada categoria serão de pessoas negras, além de indutores nos critérios de seleção para proponentes indígenas, ciganos, quilombolas e/ou Pessoas com Deficiência (PCD.

“Temos como objetivo incentivar as manifestações culturais da nossa terra, gerando visibilidade e engajamento aos nossos artistas. Incentivar a participação em prêmios e concursos é abrir portas para que nossos talentos sejam admirados e reconhecidos como devem ser” afirma o Secretário Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Esportes, Thiago Nascimento.

SERVIÇO – Prêmio Cultura na Palma da Mão

Edital: https://cutt.ly/nWn0abR

Inscrições: Até 17/set pelo link https://cutt.ly/pWn1dM3
Quem pode se inscrever: Pessoas físicas e grupos e coletivos culturais representados por pessoa física. Os proponentes devem ter idade a partir de 18 anos, e ter atuação na área cultural. Devem ser brasileiros natos ou naturalizados, domiciliados na Bahia há pelo menos 24 meses até a data do encerramento das inscrições. Se estrangeiros, devem ter situação de permanência legalizada e residência comprovada há pelo menos 24 meses na Bahia, até a data de encerramento das inscrições.

Valor da premiação para cada projeto: R$ 12.417,08