Tucano estabelece atendimento médico para todos os postos de saúde do município

Desde o início do mandato da atual gestão, a saúde tem sido uma das principais prioridades, dado o desafio para oferecer à população tucanense, em qualidade satisfatória, desde os serviços mais básicos aos mais especializados. Os postos de saúde, por exemplo, encontravam-se de portas fechadas, sem atendimento ao povo por falta de insumos e profissionais.

Segundo o Diretor Municipal de Saúde, Victor Manoel Dias, o contexto é desafiador e tem sido necessário tomar medidas assertivas e céleres para elevar significativamente a qualidade da oferta dos serviços aos tucanenses. “Um sério agravante é o cenário de pandemia, que requer, de maneira peculiar e, sobretudo, intensa, dos profissionais ligados à gestão dos serviços de saúde do município, bastante dedicação nos mais altos níveis de atenção. Concomitantemente, há as demandas usuais dos serviços que precisam ser atendidas, explicou.

Nesse sentido, a Secretaria Municipal da Saúde está remodelando a estrutura e os serviços a serem disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde  (UBS) na sede, nos distritos e povoados. Desde o dia 1o de fevereiro, todos os postos foram reabertos. Entretanto, com o quadro de profissionais insuficiente para atendimento na rede municipal de saúde, provisoriamente, com prazo ainda indeterminado, a Secretaria Municipal da Saúde estabeleceu dias específicos para atendimento médico em cada UBS do município. Os demais serviços (como triagem, tratamentos, vacinação, distribuição de medicamentos, aferições de glicemia e outros) não foram afetados e seguem sendo ofertados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h. Confira o quadro de atendimento médico abaixo:

UBS Seg Ter Qua Qui Sex Observação
Cruzeiro x x   x
Vila Progresso     x   x A iniciar em 10fev.
Nova Esperança x   x x
Padre José Gumercindo   x     x A iniciar em 12fev.
Creguenhem x   x x
Jorrinho   x
Jorro I – Centro de Saúde x x x
Jorro II – Barracão x     x   A iniciar em 11fev.
Olhos d’Água x     x x
Quixaba de Santa Rita   x x