Produção de mel em Tucano tem alta performance na região sisaleira

O município de Tucano possui um território com grande potencial para atividade apícola. Atualmente, a cidade é responsável pela maior parte da produção de mel de todo território sisal e tem buscado, cada vez mais, fortalecer o desenvolvimento do setor. Só em 2020, através da Cooperativa de Apicultores de Tucano (Cooapit), foram contabilizados 259.168,7 kg de mel produzidos. Este ano, até o mês de maio, já são 22.758,6 kg.

“A produção de mel, além de ser muito importante para economia, é também uma fonte progressiva de renda para o homem do campo que dedica sua força de trabalho para o cultivo de insumos originários da nossa região”, afirma o Secretário Municipal de Agropecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Romilson Oliveira.

Romilson enfatiza que, através da Central das Associações, a gestão tem estreitado cada vez mais as relações com a Cooapit. Para o estímulo das atividades e relações comerciais, a Secretaria, em parceria com o Estado, tem fornecido assistência técnica aos apicultores em atividade no município.

Sobre a Cooapit

Fundada em 2004, a Cooapit surgiu a partir de apicultores locais que vislumbravam um futuro promissor para a atividade em Tucano. Com isso, os profissionais procuraram difundir o associativismo e explorar a apicultura regional, expandindo a capacidade de produção de mel.

Hoje, a Cooapit possui 101 associados, entre tucanenses e moradores de cidades próximas, e exporta o insumo para países como Alemanha e Estados Unidos. Vale ressaltar, inclusive, que o exercício da profissão de apicultor(a) – celebrada em 22 de maio – vai muito além da produção de um alimento versátil e de longa durabilidade.

“O mel é um alimento natural, orgânico, cuja produção promove da polinização das flores pelas abelhas para geração dos frutos e sementes” pontua Franciélio da Silva Macedo, presidente da Cooapit. Segundo ele, durante a pandemia o mercado de mel não foi gravemente afetado, uma vez que a procura pelo alimento foi valorizada por estar atrelado aos benefícios à saúde.