Maio Amarelo: Tucano apoia movimento internacional para diminuição de acidentes de trânsito

O mês de maio é marcado por uma série de ações, sendo uma delas o movimento Maio Amarelo. A iniciativa tem como objetivo alertar a população mundial sobre o alto número de mortos e feridos em acidentes de trânsito, bem como reforçar a importância de seguir todas as medidas de segurança ao volante.

De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM) de Tucano, entre janeiro e maio de 2021 já foram registrados na cidade 15 acidentes de carro e/ou moto, com 22 vítimas fatais ou com ferimentos. “As pessoas precisam estar atentas às regras de trânsito, assim como à necessidade de uso do cinto de segurança ou do capacete. Não consumir bebida alcoólica ao dirigir também é fundamental quando falamos de direção responsável” pontua o subcomandante GCM, Fernando Garcia.

A coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Daniela Macedo, sinaliza que grande parte das ocorrências atendidas pelo Serviço, de forma geral, estão relacionadas a traumas por acidentes de motos, carros de passeio, carretas e caminhões.

“O SAMU apoia e fortalece esse movimento com intuito de sensibilizar os condutores quanto à responsabilidade que eles assumem ao volante. Nosso desejo é que cada vez menos tenhamos ocorrências dessa natureza, pois estamos falando de uma das maiores causas de falecimento em todo o mundo”, enfatiza Daniela Macedo.

Estatísticas

Acidentes de trânsito possuem altos índices de mortalidade. Um relatório recente do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), publicado no sistema de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest) aponta números preocupantes sobre o assunto.

Segundo o documento, entre janeiro de 2018 e outubro de 2020, 52.874 acidentes foram registrados na Bahia. Esse quantitativo gerou 79.645 vítimas não fatais e 5.002 óbitos. Outra informação relevante apresentada no relatório é que maior parte dos acidentes tendem a ocorrer aos fins de semana.