A tradicional feira livre de Tucano irá retornar às suas origens. A volta da realização aos dias de sábado foi definida pela Prefeitura Municipal após detalhada avaliação e aplicação de pesquisa de opinião, na primeira edição da feira no ano, e já passa a valer a partir dessa semana, no dia 16.
De acordo com os dados da Secretaria de Comunicação, foram ouvidas 300 pessoas entre feirantes e consumidores – dos quais 65% e 74% respectivamente optaram pela realização da feira em dias de sábado. A justificativa foi baseada, principalmente, na maior movimentação de pessoas e na própria tradição da cidade.
Um dos dados mais relevantes apontados pela pesquisa foi a insatisfação do público quanto a organização da feira. Mais da metade dos entrevistados considerou “muito ruim” ou “ruim” o local para disposição das barracas. A falta de banheiros e a interferência no trânsito foram as causas mais apontadas nesse sentido.
Pensando na melhoria da infraestrutura da feira, a Prefeitura Municipal de Tucano já está trabalhando em um projeto de transferência para um local mais adequado, com cobertura, banheiros e maior capacidade de escoamento logístico.
Sobre a transição
Desde maio de 2020, a feira livre vinha sendo realizada às sextas-feiras. A mudança foi uma medida adotada empiricamente para diminuir a possível disseminação da Covid-19 na cidade. Contudo, a nova gestão avaliou cuidadosamente as implicações dessa mudança e entendeu que não houve indícios de avanço ou retração da doença por conta da realização da feira.
“Mesmo retornando aos sábados, a feira seguirá com os mesmos cuidados adotados em função da pandemia. O distanciamento entre barracas será mantido e o uso de máscaras pelos feirantes e consumidores permanecerá obrigatório. Seguiremos atentos e tomaremos sempre as melhores decisões para cuidar do nosso povo” afirma o prefeito Ricardo Maia Filho.