Dia Mundial do Meio Ambiente: Tucano reforça cuidados com recursos naturais

No dia 5 de Junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Dia Mundial da Ecologia e o Dia Nacional da Reciclagem. A data, que tem por finalidade criar uma postura ativa em relação aos problemas ambientais, foi criada em 1972 na Assembleia Geral das Nações Unidas e busca incentivar a sociedade a criar consciência sobre os impactos das ações do ser humano no planeta.

Entre as mais abordadas questões ambientais, pode-se mencionar o desmatamento, a poluição de mares e rios, aquecimento global e comércio ilegal de animais silvestres. As consequências de todas essas ações são desastrosas, promovendo riscos aos diferentes ecossistemas que compõem o nosso planeta, assim como à saúde da população. Em Tucano, as queimadas requerem atenção redobrada.

“Infelizmente, as queimadas são situações que vêm se arrastando em nosso município há muito tempo. A gestão tem buscado combater essas atividades e alertar as pessoas sobre os riscos gerados, mas continuamos recebendo denúncias. A conscientização e colaboração dos tucanenses é fundamental para que preservemos nossos recursos naturais” afirma o Secretário Municipal de Agropecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Romilson Oliveira. As queimadas devem ser denunciadas à Guarda Civil Municipal pelo número 153. A Polícia Militar também poderá dar suporte para isolamento da área e evacuação de pessoas do local.

Outro problema que vem sendo frequente no município é o corte de árvores em vias públicas. A ação configura crime ambiental e está sujeita à multa. O infrator ficará responsável, também, pelo replantio da árvore cortada. Para garantir o corte de forma legalizada, caso o tronco, raízes e/ou folhagens estejam provocando transtornos à via ou residências, a Secretaria Municipal de Agropecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos deve ser acionada para emitir uma autorização.

Segundo a Lei nº 9.605/98, também são considerados crimes ambientais a emissão de esgoto e substâncias tóxicas no meio ambiente, destruição de locais de preservação, destruição de florestas, atividades de empreendimentos potencialmente poluidores sem licença, e o uso de produtos nocivos à saúde humana e à natureza.

Desastres ambientais

O Brasil já foi cenário de situações que causaram grande repercussão na mídia e alto impacto negativo no meio ambiente. Os rompimentos de barragens da Mina do Feijão, em Brumadinho (2019), e do Fundão, em Mariana (2015), ambos em Minas Gerais, foram desastres ambientais que, além de destruírem floras e faunas, também geraram mortes e consequências graves à população que trabalhava e/ou morava nos entornos das barragens.

O vazamento de óleo nos mares do nordeste do país e os incêndios no Pantanal, ambos em 2020, também podem ser mencionados. Todos essas episódios demonstram que a ação humana desenfreada pode acabar com os recursos naturais do planeta e interferir diretamente na política, economia, qualidade de vida, entre tantos outros âmbitos de toda nação.

Ações de preservação

Os desastres e crimes ambientais podem provocar a poluição do ar, acidentes de trânsito, incêndios residenciais e problemas respiratórios – estes, agravados se considerado o atual momento da pandemia. Para evitar tais complicações, algumas atitudes podem ser tomadas por cada cidadão e também pelo poder público. A implantação do sistema de coleta seletiva é uma das ações que a gestão entende como essencial para cuidado com o meio ambiente.

Não atear fogo no lixo; manter terrenos e ambientes públicos sempre limpos e livres de matos; separar o lixo adequadamente; não jogar pontas de cigarros nas ruas e em locais próximos à vegetação; economizar água e reaproveitar objetos em desuso com a prática de reciclagem são alguns exemplos de como é possível cuidar do meio ambiente e gerar resultados positivos a longo prazo para a cidade (e planeta).

“O Dia Mundial do Meio Ambiente é importante para criar a consciência ambiental mais crítica na população, bem como chamar a atenção para as atividades do ser humano que geram impactos sobre meio ambiente. Aqui no município, as consequências ocasionadas pelas queimadas e pelo lixo é uma preocupação constante no município. Reforçar o propósito dessa data é uma forma de incentivar os cuidados com a preservação dos nossos recursos, especialmente por estarmos numa região tão rica em termo de belezas naturais” enfatiza Aguinaldo Bitencourt.