Os pontos de coleta seletiva já estão sendo instalados em determinados locais do município. Dessa forma, a população pode descartar os materiais recicláveis em suas respectivas lixeiras: azul para papel, vermelho para plástico, amarelo para metal e verde para vidro. Em cada lixeira dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), há a sinalização do que pode, ou não, ser colocado em cada uma.
“As pessoas precisam se atentar aos materiais que podem ser descartados nos respectivos recipientes. Caso a separação não seja feita corretamente por elas, o sistema de coleta seletiva perde a eficácia, já que o lixo segue misturado dificultando o reaproveitamento” ressalta o Diretor Municipal de Meio Ambiente, Aguinaldo Bitencourt.
De acordo com o gestor, até o momento existem PEVs distribuídos nos seguintes espaços:
- UPA Covid-19 – Caldas do Jorro
- Praça Ana Oliveira – Caldas do Jorro
- Rua Nelson José Carvalho (próximo ao Pastel do Juca) – Caldas do Jorro
- Bicas – Caldas do Jorro
- Praça de banho do Jorrinho
- Praça do povoado de Rua Nova
- Prefeitura Municipal – sede
- Hospital Municipal Mariana Penedo – sede
- Posto de saúde Dr. Oswaldo Assumpção – sede
- Igreja Matriz Senhora Santana – sede
- Jardim da quadra – sede
- Jardim do Meio – sede
- Colégio Municipal Theotônio Martins – sede
- Praça do Centro de Assistência à Covid-19 – sede
- Praça do Instituto Social de Tucano – sede
- Jardim da Biblioteca Municipal – sede (em breve)
Sobre o sistema
A coleta seletiva é uma modalidade de recolhimento de resíduos que oferece diferentes benefícios à população e à natureza. Além de promover maior educação e senso de responsabilidade ambiental, ela colabora com o meio ambiente e também gera renda para os catadores de recicláveis.
Com a separação correta do lixo, plásticos, papéis, metais e vidros podem ser reaproveitados e transformados em novos produtos. Quando misturados ao lixo orgânico, sem a coleta seletiva, esses materiais dificilmente conseguem ser destinados ao reaproveitamento.
Atualizado em 28 de julho de 2021