UPA Covid-19 em Caldas do Jorro terá usina de oxigênio própria

Uma usina de oxigênio está sendo implantada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Covid-19, em Caldas do Jorro. Com a produção própria, a UPA poderá oferecer o insumo de forma contínua aos pacientes internados, promovendo maior tranquilidade nos tratamentos prestados durante os atendimentos de emergência.

“Tomamos essa decisão pensando no bem-estar dos pacientes e em como acabar com as preocupações quanto à disponibilidade de cilindros em estoque, reposição desses cilindros, entre outras burocracias”, conta o Diretor Municipal de Saúde, Victor Manoel Dias.

O diretor explica que o custo-benefício de instalação da usina também compensa. “Houve uma época em que estávamos usando de 12 a 15 cilindros por dia, cada um deles custando cerca de R$ 200. A produção própria reduz esse custo a médio prazo e ainda nos permite abastecer outros pontos do município, além da UPA”, diz Victor.

A usina atenderá a do Hospital Municipal Mariana Penedo, bem como dos pacientes domiciliares que realizam oxigenoterapia. A previsão é de que a usina comece a funcionar nos próximos dias.