Tucano participa de lançamento de projeto estadual para alavancar o setor turístico na Bahia

No dia em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, nesta segunda-feira (27), a cidade de Tucano, por meio da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, participou do Lançamento do “Viva Turismo Bahia”, em Salvador.

O objetivo do encontro estadual foi fortalecer a retomada do Turismo na Bahia, através da implementação de projetos e ações efetivas que envolvam secretarias de turismo, representantes do trade turístico e moradores das cidades baianas. Para fomentar esse projeto, foram propostos quatro eixos estratégicos: biossegurança, capacitação, qualificação, promoção e infraestrutura. Por meio dessas ações , a expectativa é impulsionar significativamente todos os setores envolvidos na promoção do Turismo na Bahia.

O Secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, Thiago Nascimento, destaca as ações no Turismo que Tucano vem realizando para atrair mais visitantes ao município. “Tucano está na fase final do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável. A gestão tem investido na infraestrutura voltada ao turismo e ainda virão muitas ações com o objetivo de estruturar e alavancar o potencial do turismo da nossa cidade”, destacou.

A mesa do evento “Viva Turismo Bahia” foi composta pelo Secretário de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), Maurício Bacellar; Secretário Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães; Secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana; prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho e o gerente da Unidade de Projetos Especiais do Sebrae, Vitor Lopes.

Proposições

As boas práticas de atração do turista adotadas nas cidades da Bahia foram discutidas em um plano plural e respeitando a diversidade de cada município para aplicar as ações sugeridas durante o encontro no turismo do Estado.

Para a Secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana os atrativos turísticos das belezas naturais da Bahia serão um reforço na retomada do turismo nas cidades baianas. “Vamos fortalecer o que a Bahia tem de melhor, que é a diversidade cultural. A Bahia tem muito além das praias desse litoral. Vamos destacar a manifestações culturais também do sertão, dos rios, cachoeiras, do semiárido, da chapada e de tantos territórios com potencial exploratório do turismo e da cultura”, disse. A Secretaria de Cultura, na ocasião, assinou junto à Secretaria de Turismo, um termo de cooperação técnica para executar ações integradas para o fortalecimento do turismo com ênfase no segmento cultural.

Outra ação de destaque no encontro foi a perspectiva apresentada pelo Secretário Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, com foco na qualificação de mão de obra para o setor. “Vamos lançar o Programa Qualifica Turismo. Logo de início, 1.220 pessoas farão cursos na área de turismo. É muito importante qualificar nossa mão de obra nas atividades voltadas ao turismo, gerando mais qualidade no atendimento aos turistas, além de assertividade e otimização na realização de atividades técnicas relacionadas. As primeiras turmas serão já na primeira semana de outubro”, afirmou o secretário. A Setre também assinou com a Setur, durante o evento, um termo de cooperação técnica para execução do Projeto Qualifica Turismo, além de realização de feiras de artesanato e eventos esportivos nas zonas turísticas do estado.

Já para o gerente da Unidade de Projetos Especiais do Sebrae, Vitor Lopes, as contribuições da entidade para agregar valores ao setor de turismo são oficinas e atividades voltadas para os empresários do setor. “Temos intenção de contribuir com o setor turístico, principalmente, com foco na qualificação de empresários. O Sebrae está à disposição, com várias oficinas já estruturadas para qualificar tecnicamente e capacitar os empresários quanto a atividades de gestão do próprio negócio”, disse.

As ações do “Viva Turismo Bahia” contam com promoção com campanha de sorteios e prêmios para visitantes, coleta de opinião de turistas, formação de roteiros estruturados, entre outras implementações de boas práticas no setor.

Segurança com protocolos de segurança

Durante o encontro foram demonstrados os protocolos de segurança sanitária validados pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) para os prestadores de serviços turísticos, a exemplo de vistorias técnicas de controle de qualidade nos meios de hospedagem e nos eventos.