Tucano comemora 184 anos e reúne fatos interessantes ao longo de sua história

Hoje, dia 21 de março, Tucano celebra 184 anos de história. A cidade, que é conhecida pelas águas termais e suas diversas atividades econômicas, reúne uma série de pontos curiosos sobre sua fundação e crescimento.

“A famosa caixa d’água foi construída pela prefeitura no início da década de 1950. Já na década de 1970, ela foi concedida à empresa de abastecimento local”, explica o funcionário da  Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Gessé Moura. Ele trabalhou de perto com um dos assistentes da obra da caixa d’agua, Aurino da Anunciação.

Gessé diz também que o monumento – considerado um símbolo da cidade – comporta cerca de 100 mil litros de água e continua em atividade, abastecendo todo o centro de Tucano. Desde a sua construção, a caixa d’água nunca passou por um vazamento.

O jardim onde fica situada, na sede, está previsto como um dos cartões postais do município que será reformado para valorização do cenário e das memórias locais. Ali já foi o primeiro cemitério de Tucano, que anos depois foi transferido para o bairro Matadouro.

“Em 1897, o líder religioso Antônio Conselheiro pode ter reformado ou construído o cemitério atual. Essa informação é apontada pelo pesquisador José Calasans, mas não foram encontrados registros que oficializem tal feito” complementa o historiador André Carvalho, que recentemente concedeu uma entrevista à emissora Band sobre as raízes tucanenses.

Em se tratando da história de Antônio Conselheiro, tucanenses também fizeram parte da guarda católica na Guerra de Canudos, que aconteceu entre 1896 e 1897. Tempos mais tarde, no final dos anos 1920, outra figura histórica importante também passou por essas terras: Lampião e seu grupo de cangaceiros.

Turismo e economia

Os banhos a 48°C são um grande atrativo da região – que tem no turismo uma forte atividade econômica. As águas quentes foram descobertas por volta de 1948, quando a bacia de Tucano foi contemplada no Plano Nacional de Exploração de Petróleo e Gás. Ao ser perfurado um poço em uma antiga fazenda local, as águas jorraram e o distrito que ali se formou é, até os dias de hoje, uma grande ponto turístico: Caldas do Jorro.

O distrito tem passado por obras de requalificação para melhorar a infraestrutura e fomentar a visitação dos turistas assim que possível. A praça de banho será modernizada, a fim de promover uma experiência ainda mais agradável com as águas que também possuem fama de conter características medicinais.

Outro ponto que também possui fontes de água quente é o distrito do Jorrinho. O contexto de descoberta da fonte foi o mesmo, devido às escavações a procura de petróleo. No entanto, a perfuração no local não foi tão profunda e a temperatura das águas no distrito é um pouco mais amena – o que não interfere nos atrativos turísticos do lugar, conhecido também pela culinária com bode assado.

Além do turismo em volta das águas termais, há também o ecoturismo forte em torno das belezas naturais do Buraco do Vento e da Cachoeira do Inferno. Tucano tem, ainda, seu desenvolvimento na agricultura – que já teve destaque regional no plantio de milho e feijão -, na pecuária e no trabalho com o couro.

As atividades do curtume acontecem em diferentes povoados do município, a exemplo da região de Pedra Grande. Depois de curtido, o couro segue para diferentes localidades, como o Tracupá, onde é transformado em múltiplos artigos artesanais, como bolsas, sapatos, dentre outros. O município é, também, produtor de artesanatos confeccionados com palha, cipó, madeira e cerâmica – itens encontrados na tradicional feira livre da cidade.