Reunião com comerciantes de carne de Tucano demonstra preocupação do setor em reforçar medidas sanitárias

Buscando fortalecer a fiscalização frente ao consumo/venda de carne no município, os órgãos sanitários e de meio ambiente de Tucano realizaram, ontem (28), uma reunião com os comerciantes do setor. O encontro discutiu as diretrizes que passarão a ser tomadas para reforçar os cuidados necessários com a qualidade dos alimentos destinados à população tucanense.

O encontro reuniu cerca de 40 empreendedores do ramo de abate junto aos representantes do poder público, sendo eles o Diretor Municipal de Meio Ambiente, Aguinaldo Bitencourt, o coordenador da Vigilância Sanitária, Diórgenes Augusto Durães, o veterinário e responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal, Fernando José Penna da Cunha, e o Procurador Geral do Município, Jeferson Miranda.

“Por termos um Termo de Ajustamento de Conduta para cumprir, a prefeitura firmou o compromisso com Ministério Público de fiscalizar as atividades ligadas ao abate e comércio de carnes – sejam elas bovinas, suínas, caprinas ou de aves. Isso implica, dentre outras questões, que os geradores de resíduos da atividade de abate serão responsáveis pelo destino final destes” explica Aguinaldo Bitencourt.

Além das questões Ambientais, também foram discutidos os protocolos sanitários aos quais os locais de abate deverão adequar-se, além da fiscalização dos pontos de venda, onde o comerciante vai precisar comprovar a origem e legalidade da carne comercializada no respectivo estabelecimento.

Os alimentos precisarão estar de acordo com os padrões exigidos por lei quanto à exposição e acondicionamento. Ou seja, as carnes não poderão ser comercializadas em temperatura ambiente e expostas a insetos e outros animais, devendo ser mantidas em temperaturas adequadas em freezers ou tendo a devida proteção contra parasitas.

“De modo geral, a reunião foi bastante positiva. Tivemos um retorno construtivo e colaborativo por parte dos empreendedores, o que mostra que o setor também está preocupado em oferecer à população produtos com qualidade e legalizados. Seguiremos trabalhando para garantir às pessoas itens de consumo fiscalizados e dentro das normas exigidas” salienta o Diretor Municipal de Meio Ambiente.