Programa Glaucoma: Consultas de acompanhamento serão realizadas em Tucano no mês de maio

Tucano realizará mais uma etapa do Programa Glaucoma – projeto gratuito criado pelo Governo Federal e executado pela Secretaria de Saúde do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. No dia 07 de maio, as pessoas que participaram da fase anterior (realizada em 01 de fevereiro) poderão procurar o posto de saúde Dr. Oswaldo Assumpção (sede), das 07h às 12h, para o acompanhamento do tratamento iniciado.

Para ter direito à consulta é obrigatório apresentar a receita do(s) colírio(s), a cópia do cartão do SUS, RG e um comprovante de residência. A cada três meses, profissionais especializados em cuidar da visão realizam os exames nas pessoas cadastradas no programa. Se diagnosticada a doença, os cuidados para cada caso são orientados.

“É fundamental que as pessoas que receberam o atendimento em fevereiro retornem e mantenham os cuidados orientados pelos médicos. Seguindo as orientações, os efeitos da doença podem ser retardados ou controlados” reforça a coordenadora da Atenção Básica de Tucano, Fernanda Andrade.

Atualmente, no município tem 243 pessoas cadastradas do Programa Glaucoma. As vagas são oferecidas conforme um orçamento estipulado pelo Governo do Estado. Com as 243 pessoas cadastradas, Tucano já atingiu esse teto orçamentário. Novas vagas serão abertas caso alguma pessoa interrompa o tratamento, deixando de comparecer às consultas trimestrais.

Sobre a doença

O glaucoma é uma doença perigosa que provoca danos irreversíveis à visão. Contudo, ela pode ser controlada com medicação, cirurgia e acompanhamento médico especializado.

O quanto antes o glaucoma for diagnosticado, menores são as chances de perda da visão. Durante os exames, o profissional faz a medida da pressão intraocular, o exame do fundo de olho e, quando necessário, o campo visual. Todos eles são importantes para definir o diagnóstico.