Prefeitura de Tucano reforça estratégias de abastecimento de água nos povoados

Mesmo situados sobre um grande lençol freático, alguns povoados de Tucano ainda sofrem com a escassez de água potável. Focada em tratar o problema, a Secretaria Municipal de Agropecuária, Meio Ambiente e Recursos Hídricos tem trabalhado em estratégias para reforço da distribuição de água na região.

Entre janeiro e fevereiro, aproximadamente 200 carradas de água foram destinadas à zona rural, atendendo, assim, centenas de famílias. Para o titular da pasta, Romilson Oliveira, fazer a água chegar a todos os tucanenses é uma das prioridades da gestão. “Levar água para toda a população é nosso dever e estamos trabalhando diariamente para cumprir com esse compromisso”, diz.

Entre as ações de manutenção no sistema de abastecimento de água, foram adquiridas bombas novas para os poços das comunidades do Brejo do Arroz, Marizá, Varzinha do Curtume e Canabrava. Também houve a compra de motores para as bombas das comunidades Caimpé e Ovó 2.

A equipe técnica da Secretaria realizou a manutenção dos painéis dos poços artesianos no assentamento Pé de Serra, e nos povoados Lagoa Cavada, Olhos d’água, Bizamum, Creguenhem, Lage e Canabrava. Além disso, a base da caixa da comunidade do Uris foi elevada e o suporte técnico para a elevação da base da caixa da comunidade de Cabrito também foi prestado.

Segundo Romilson Oliveira, muitas demandas ainda estão sendo mapeadas, mas a colaboração das pessoas é fundamental para manter a rede em pleno funcionamento. “Identificamos muitos desvios na rede geral de abastecimento das comunidades. Se a água é desviada, alguma localidade será prejudicada”, explica o gestor.

Romilson também pontua que a Secretaria tem preparado uma equipe para operacionalizar o Projeto Mandacaru – iniciativa do Governo do Estado para abastecimento de água em regiões de grande seca. No final do ano passado, a primeira etapa do projeto foi concluída, contemplando 18 povoados.