Prefeitura de Tucano participa de qualificação em sequência do plano estratégico para retomada das atividades turísticas

A Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura de Tucano participou, nesta quarta-feira (10), no município de Alagoinhas, da apresentação da implementação do plano estratégico Viva Turismo Bahia, que visa a retomada das atividades do setor na zona turística.

Foram apresentados no evento projetos e ações que irão impulsionar a cadeia produtiva nos municípios da Zona Turística Caminhos do Sertão, além de ser realizado um workshop de Gestão Pública do Turismo, considerando os impactos da pandemia da Covid-19 no setor.

No mês de setembro, o plano estratégico foi apresentado em Salvador, onde foram propostos quatro eixos estratégicos: biossegurança, capacitação, qualificação, promoção e infraestrutura.

Para o secretário Thiago Nascimento, a expectativa é impulsionar significativamente a retomada das atividades no município, atraindo cada vez mais turistas em âmbito regional, nacional e internacional.

“Tucano vem implementando uma série de ações e desenvolvendo planejamentos e estratégias para impulsionar as atividades turísticas e conseguir retomar todo desenvolvimento econômico que é sustentado por esse setor na nossa cidade”, pontuou.

“Participar e organizar essas iniciativas, nas esferas municipais, Estaduais ou federais, faz parte do grande escopo de trabalho da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, junto ao Departamento de Turismo, para que todo o setor seja beneficiado com a retomada das atividades, atraindo de cada vez mais turistas em âmbito regional, nacional e internacional”, completou.

Anfitrião do encontro, o prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, disse que a pandemia descaracterizou a essência das pessoas do sertão baiano e este é o momento da retomada “de um setor turístico ativo”.

“Quanta alegria essa reunião traz pra todos nós. O sertão é acolhedor e tem na essência das pessoas a proximidade, o aconchego. Isso mudou muito com a pandemia. Estamos podendo voltar a ter a expectativa de um setor turístico ativo e nos prepararmos para isso é fundamental”, disse.

Para o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, o Plano Viva Turismo Bahia vai proporcionar a retomar as atividades do setor com brevidade.

“O Plano Viva Turismo Bahia foi lançado para que, de maneira organizada e segura, as atividades turísticas possam ser retomadas no menor tempo possível”, ressaltou.

“Aqui, em alinhamento a um dos principais eixos do plano, já haverá ação para capacitar e qualificar gestores e técnicos do setor turístico. A Bahia tem tudo, com seu gigantesco potencial de exploração turística, para gerar emprego e renda, impulsionando a economia e o desenvolvimento do estado e dos seus municípios”, completou. As ações do “Viva Turismo Bahia” contam com promoção com campanha de sorteios e prêmios para visitantes, coleta de opinião de turistas, formação de roteiros estruturados, entre outras implementações de boas práticas no setor.