Prefeito e lideranças políticas de Tucano participam de inauguração da Policlínica Regional de Saúde em Ribeira do Pombal

A população tucanense poderá contar, a partir da próxima semana, com os atendimentos médicos da Policlínica Regional de Saúde de Ribeira do Pombal. A unidade foi inaugurada, hoje (09), com a presença do prefeito de Tucano, Ricardo Maia Filho, do prefeito da cidade anfitriã, Eriksson Silva, além de diversas lideranças políticas dos municípios vizinhos e do Governador da Bahia, Rui Costa.

Na ocasião, também estiveram presentes o vice-prefeito, Robson Ferreira, a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia, o Diretor Municipal de Saúde, Victor Manoel Dias, membros eleitos da Câmara de Vereadores, o Procurador Geral do Município, Jefferson Miranda, e o pré-candidato a Deputado Federal, Ricardo Maia.

“A entrega dessa policlínica é um importante apoio para a saúde pública de Tucano. Sermos reintegrados ao COISAN II (Consórcio Interfederativo de Saúde Nordeste II) permite que a nossa população conte com serviços de qualidade e de maneira mais rápida. Isso faz toda a diferença na vida das pessoas e é a realização de um projeto iniciado nas duas últimas gestões de Pombal” afirmou Ricardo Maia Filho.

Durante a coletiva de imprensa realizada após visitação às instalações da policlínica, Rui Costa enfatizou que essa, que a Policlínica Regional é apenas um dos muitos investimentos promovidos na saúde pública do Estado da Bahia.

“Esse local é uma ferramenta para diagnóstico precoce que irá oferecer 19 tipos de especialidades médicas e aparelhos para exames de ultrassonografia, tomografia, ressonância e outros. Não se vê estruturas assim em muitos estados e é um orgulho poder proporcionar isso para a população do interior da Bahia” acrescentou.

O prefeito de Ribeira do Pombal e então presidente do COISAN II, Eriksson Silva, celebrou a entrega da policlínica. “É uma grande conquista para a região. Não apenas para o povo daqui, mas para todas as pessoas dos municípios que integram o Consórcio. A expectativa é de que os avanços no atendimento à saúde continuem, cada vez mais, com maior qualificação”, disse.

“Para mim, é um sonho realizado. Quando assumi a prefeitura de Ribeira do Pombal, em 2013, tinha como um dos grandes objetivos trazer melhorias para a saúde da região. Ver a policlínica inaugurada me dá a sensação de dever cumprido, por saber que participei e contribuí para esse momento durante a minha gestão”, comemorou o ex-prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia.

Transporte exclusivo

Para ter direito aos atendimentos na policlínica, os(as) pacientes deverão portar requisição médica para exames e/ou procurar a Secretaria Municipal de Saúde para agendar as consultas.
A titular da pasta, Denise Correia, explicou que existe um número de vagas de atendimento disponível, por isso a intermediação por meio da Secretaria é necessária.

“As consultas e exames serão realizadas mediante regulação. As pessoas poderão ir até Ribeira do Pombal por meio de alternativas próprias ou poderão ir com o ônibus concedido pelo COISAN exclusivamente para esse transporte”, pontuou.

Ainda segundo a gestora, a primeira ida do ônibus à cidade vizinha, levando munícipes tucanenses para as primeiras consultas da unidade, acontecerá na próxima quarta-feira (14).

Atualizado em: 12 de julho de 2021