Pré-cadastro para rastreamento do câncer de mama em Tucano acontece até dia 31 de março

1202032


Mulheres entre 50 e 69 anos poderão receber atendimento gratuito para prevenção e identificação do câncer de mama. Até o dia 31 de março, as interessadas no rastreamento da doença poderão fazer um pré-cadastro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município.

“As mamografias serão realizadas entre os dias 19 de abril e 06 de maio. Caso os exames apontem alguma alteração, faremos os encaminhamentos necessários para novos exames, cirurgias ou demais procedimentos. Nós garantimos a continuidade da assistência para as mulheres que apresentarem alguma adversidade na mamografia”, explica a Coordenadora de Atenção Básica, Fernanda Andrade.

Ainda de acordo com Fernanda, os dias e horários das consultas serão divulgados posteriormente para as a mulheres que realizarem o pré-cadastro – procedimento necessário para evitar aglomerações nos dias marcados.

Para efetivação do pré-cadastro é necessário apresentar o cartão do SUS e documento de identificação (RG ou CPF). O horário de atendimento das UBS’s é das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) – organização vinculada ao Ministério da Saúde –, o câncer de mama é segundo tipo da doença que mais atinge as mulheres no país. Ele perde apenas para o câncer de pele. Só em 2020, 66 mil novos casos de câncer de mama foram identificados no Brasil.

O Instituo aponta que a incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos. Para evitar o desenvolvimento da doença, alguns cuidados podem ser feitos, tais como a prática de atividade física, controle do peso corporal, adoção de uma alimentação saudável e o consumo moderado de bebidas alcóolicas.

Comentários está desativados.