Plano Municipal de Educação de Tucano será monitorado e avaliado em ação coletiva na próxima quinta-feira (26)

Acompanhar e avaliar o Plano Municipal de Educação (PME) é um dever da gestão para garantir o desempenho e a qualidade do ensino aos estudantes tucanenses. Com base nesse compromisso, a Secretaria Municipal de Educação realizará, na próxima quinta-feira (26), um mutirão com diferentes agentes para analisar o PME e identificar pendências.

O mutirão será realizado no auditório da Secretaria, das 8h às 17h, e contará com a participação de membros da Secretaria, da Equipe Técnica de Monitoramento e Avaliação (ETMA – grupo instituído pela pasta), do Conselho Municipal de Educação e do Fórum Municipal de Educação.

“Nós identificamos que o PME estava sem acompanhamento desde 2017, e isso interfere diretamente nos resultados da Educação no município. A partir dessa revisão, em que diversos profissionais estarão engajados no monitoramento do alcance das metas para melhoria do ensino em Tucano, iremos avançar para outras etapas que envolvem, inclusive, o envolvimento da população” explica a coordenadora da ETMA, Eliene Costa.

Para a titular da pasta, Gerusa Araújo, o encontro é uma oportunidade de realizar um trabalho em equipe valioso para a democratização da gestão da Educação no município. “A observação e a dedicação ao cumprimento do PME deves ser atos contínuos. Em grupo, o trabalho se torna mais fluido e as decisões ainda mais embasadas. A participação de todos os convidados é essencial para o processo”, afirma a gestora.

Sobre o PME

O PME é um documento que norteia as atividades educacionais. Ele deve estar em consonância com os Planos Nacional e Estadual de Educação, bem coma com os demais instrumentos de planejamento do município.