Planejamento de ações na Educação é apresentado para a comunidade escolar durante live

Uma transmissão online foi realizada, na última quinta-feira (08), para apresentação do Plano Intersetorial. O documento mapeia as ações a serem realizadas pela Secretaria Municipal de Educação durante todo o ano letivo. O evento online contou com a presença da titular da pasta de Educação, Gerusa Araújo, do vice-prefeito da cidade, Robson Ferreira, e do Presidente do Conselho Municipal de Educação (CME) de Tucano, Sivaldo Coelho.

Na abertura da live, Sivaldo Coelho enfatizou a importância de todo o planejamento das ações e fazendo um balanço sobre o momento atual. “Estamos vivendo um momento extremamente desafiador, no qual a defesa e o respeito à vida precisam estar acima de tudo. Por outro lado, como os entes federados precisam garantir educação de qualidade para todos, é necessário criar, através do diálogo, alternativas para assegurar esse direito da população”, disse.

O dirigente comentou, ainda, que vê o Plano Intersetorial (documento elaborado pelo Comitê de Ensino Remoto e, posteriormente, aprovado pelo CME) como um farol que aponta para um movimento necessário. “O ensino remoto é nosso primeiro passo. Apesar do documento ter sido construído por várias vozes, ele não está encerrado. Toda a sociedade tucanense precisa conhecê-lo, discuti-lo, propor inferências e lutar por melhorias na Educação. O Comitê de Ensino Remoto, os Conselhos e Fórum de Educação são instrumentos importantes para aprofundar e ampliar o debate nesse contexto de pandemia”, pontuou.

A Secretária teve a fala em seguida e agradeceu todo o apoio e o empenho das equipes da área educacional. “Estamos nos dedicando ao máximo para cumprir, com muita fidelidade, todas as ações desenvolvidas pelo Comitê Intersetorial. É um momento muito adverso por conta da crise sanitária, mas vamos, juntos, vencer todos esses desafios. Temos um compromisso coletivo com a educação do município”, garantiu a gestora.

Durante o evento, foram apresentadas as ações que devem ser seguidas pela Secretaria, como a elaboração de vídeos educacionais, a veiculação de um programa de rádio com objetivo de alcançar ainda mais o público, além da marcação de reuniões virtuais com estudantes e famílias sobre a dinâmica do ensino remoto. Foram mencionadas, ainda, a confecção e entrega de cadernos pedagógicos, bem como a sequência de aulas nos ambientes digitais – a exemplo do aplicativo WhatsApp.

Segundo o planejamento, serão implantados pontos de internet em escolas ou espaços comunitários para acesso aos conteúdos digitais. Algumas das ações previstas no Plano Intersetorial já foram, ou começaram a ser, executadas pela gestão.

O vice-prefeito, Robson Ferreira, garantiu todo o apoio por parte da gestão para cumprimento das ações demonstradas. “A Educação de Tucano é referência na região e nós só podemos construir um futuro melhor se oferecermos uma educação de qualidade. A gestão seguirá trabalhando para viabilizar tudo que for necessário para concretização do Plano Intersetorial”, reforçou.