Novo decreto suspende atividades não essenciais e altera dias da feira livre neste fim de semana

Em atenção ao cenário da pandemia na região, novas medidas restritivas serão adotadas a partir dessa semana para evitar o lockdown em Tucano. A decisão foi tomada, hoje (19), durante uma reunião em caráter de urgência entre o prefeito, Ricardo Maia Filho, e representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Procuradoria Geral do Município, da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.

As novas ações constam no Decreto Municipal nº 205/2021, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira. Segundo o documento, apenas os serviços essenciais poderão operar entre as 18h de sexta-feira (21) e as 05h de segunda-feira (24). Este, inclusive, passa a ser o novo horário do toque de recolher no município até o dia 26 de maio.

“É importante ressaltar que, entre segunda e quinta-feira, os comércios e serviços não essenciais poderão funcionar normalmente, obedecendo os protocolos sanitários já estabelecidos. Somente na sexta-feira, no sábado e no domingo é que as atividades do setor deverão ser suspensas, a fim de evitarmos a circulação de pessoas nas ruas e possíveis aglomerações”, explica o prefeito.

São considerados serviços essenciais aqueles cuja prestação não admite interrupção e que estão relacionados à segurança pública, saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações.

Outra medida importante a ser estipulada pelo decreto é a antecipação da feira livre na sede para sexta-feira (21). Já em Caldas do Jorro, a feira será adiada para segunda-feira (24). Os banhos públicos nas praças de Caldas do Jorro e Jorrinho também sofrem alteração, estando suspensos das 18h de sexta-feira (21) às 05h de segunda-feira (24).

Bares, restaurantes e lanchonetes

O funcionamento dos bares, restaurantes e lanchonetes também foi alterado quanto ao fim de semana. O atendimento presencial fica suspenso a partir das 18h de sexta-feira (21), até às 05h de segunda-feira (24), podendo operar apenas em delivery até as 23h.

A venda de bebidas alcoólicas também fica suspensa durante o mesmo período, seja de forma física ou por entrega em domicílio. Vale enfatizar que os estabelecimentos comerciais de gênero alimentício deverão isolar corredores e prateleiras nos quais as bebidas alcoólicas estiverem expostas.

“Temos acompanhado o comportamento da Covid-19, não apenas aqui em Tucano, como também nas cidades próximas. Já existem registros de variantes do Coronavírus em municípios como Euclides da Cunha, Cipó, Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Santa Luz, Serra Preta, Feira de Santana e Salvador. Por isso, precisamos ficar ainda mais vigilantes. Se essas ações estão sendo tomadas, é porque estamos pensando no bem e na saúde da nossa população”, ressalta a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia.

A Secretária sinaliza, ainda, que a gestão tem trabalhado para ampliar as unidades de atendimento dos casos de Covid-19, a fim de reforçar os serviços de saúde pública.