Nossa cidade

TUCANO E SUA HISTÓRIA

Uma das versões que explica a origem do nome diz que, dentro das matas hoje extintas do Nordeste da Bahia, havia uma grande variedade de aves, dentre elas o tucano, que ganhou destaque na região e emprestou seu nome para nomear a cidade. Para outros, o nome originou-se de uma aldeia de índios “tucanos”, mas a versão é contestada porque, segundo registros, estes índios habitavam somente a região noroeste da Amazônia.

O município foi fundado em 21 de março de 1837 e hoje possui uma população de 52.418 habitantes (IBGE 2010), distribuídos em uma área de 2.436 km². Economicamente, a cidade tem seu desenvolvimento na agricultura (milho e feijão), pecuária (bovinos, ovinos e caprinos) e no turismo, com destaque para os distritos de Caldas do Jorro, famoso por suas águas quentes e medicinais, e Jorrinho, reconhecido pelo sabor incomparável do bode assado.

Destaque também para a produção de artesanatos derivados do couro, como bolsas, carteiras, cintos, roupas e outras peças, produzidas principalmente no distrito do Tracupá. Além disso, o município é produtor de artesanato confeccionado com palha, cipó, madeira e cerâmica.

A ÁGUA – O GRANDE POTENCIAL

Um oásis no meio do sertão baiano. Esta seria uma definição bastante apropriada para a bela, versátil e aconchegante Caldas do Jorro, com suas águas deliciosas e inusitadas.

Com propriedades terapêuticas já bastante conhecidas e comprovadas, as águas de Caldas do Jorro têm grande poder curativo e são indicadas no caso de doenças alérgicas, dermatoses reumáticas, gastrointestinais, dispepsias, gastrites, colites, prisão de ventre, doenças do fígado e dos rins, manifestações úricas, acne, furunculose e parasitoses da pele.

Afirma-se que é a melhor fonte de água do Brasil, comparável somente às melhores do mundo, como a de Vichy, na França, cuja temperatura é de apenas 36°C. O inverno fornece as melhores condições para esse passeio, já que com a significativa queda de temperatura na estação, os banhos tomados em “bicas”, na praça principal da cidade, tornam-se ainda mais prazerosos e relaxantes.

JORRINHO – O MELHOR BODE ASSADO DA REGIÃO

Localizado a 6 km de Caldas do Jorro, à margem esquerda do rio Itapicuru e às margens da BR 116, encontra-se o distrito do Jorrinho. O local, com grande número de bares e restaurantes, oferece aos visitantes opções variadas de almoço, e com suas águas mornas atrai muitos visitantes. Além do banho morno, os turistas têm a oportunidade de saborear o melhor bode assado da Bahia, especialidade do local. O Jorrinho dispõe também de hotéis e pousadas, além de piscinas com água termal e muito mais

ARRAIÁ DAS ÁGUAS QUENTES, O MAIOR SÃO JOÃO DA REGIÃO

A cada ano que passa o Arraiá das Águas Quentes se consolida como um dos mais animados da Bahia. Os festejos juninos de Tucano tem caráter bastante cultural, começando no dia 13 de Junho, com a tradicional festa de Santo Antônio, no distrito do Crenguenhem e terminando com a festa de São Pedro no povoado do Poço Redondo. Tucano conta com uma excelente estrutura e disponibiliza para os participantes uma grande variedade de comidas e bebidas típicas, além de uma decoração tipicamente junina, um espetáculo de cores e sabores para agradar todos os gostos. Além das águas quentes, marca do local, e do calor humano que contagia os festejos, Caldas do Jorro torna-se um verdadeiro paraíso junino, com a presença de fogueiras, brincadeiras, desfile de grupos folclóricos, muito xote, xaxado e baião, que tomam conta das ruas durante os dias de festa e torna a estada simplesmente inesquecível para quem participa. No Jorrinho, acontece o Arraiá do Jegue, evento cultural bastante elogiado, animado por sanfoneiros tradicionais, além de bumba-meu-boi, corrida de jegue, etc.

TRACUPÁ – A TERRA DO COURO

Tucano é também referência na confecção e comercialização de produtos artesanais derivados do couro. Quem visita a cidade e conhece o poder das águas medicinais não pode deixar de levar na bagagem, como lembrança, o artesanato que é produzido pelas comunidades. Pode ser encontrado em Caldas do Jorro, no Mercado de Artesanatos, e nas lojas do Jorrinho, mas a melhor experiência é visitar comunidades produtoras como Tracupá, e poder conferir de perto todo o processo de fabricação das lembranças.

ECOTURISMO

Outra opção é visitar as famosas grutas que existem no município. A mais famosa, a gruta do Buraco do Vento, fica localizada a 7 km da sede do município, com belíssimas formações rochosas esculpidas pela própria natureza.

A Cachoeira do Inferno, local muito bonito e agradável, localiza-se a 45 km da sede do município.

 

DISTRITO DE CRENGUENHEM

A cada ano que passa, o Arraiá das Águas quentes se consolida como um dos mais animados da Bahia. Os festejos juninos de Tucano têm caráter cultural, começando no dia 13 de junho – com a tradicional festa de Santo Antônio, no distrito do Crenguenhem – e terminando no dia 29 de junho – com a festa de São Pedro, no povoado de Poço Redondo. Tucano conta com uma excelente estrutura e oferece aos participantes das festas uma grande variedade de comidas e bebidas típicas. A decoração junina é um espetáculo de cores!

Além das águas quentes, marca registrada do local, e do calor humano que contagia os festejos, Caldas do Jorro torna-se um verdadeiro paraíso junino com a presença de fogueiras, brincadeiras e desfile de grupos folclóricos. O xote, o xaxado e o baião tomam conta das ruas durante os dias de festa e tornam a estadia simplesmente inesquecível para quem participa.

No distrito de Jorrinho, acontece o Arraiá do Jegue, evento cultural bastante elogiado, animado por sanfoneiros tradicionais, bumba-meu-boi, corrida de jegue, e muitos outros!

 

HINO DA CIDADE DE TUCANO

Nossa origem, nossa vida têm história

Tem encanto nunca vai se acabar

Terra… terra…

Os teus filhos sempre vão te amar

 

Tucano… tucano…

O teu nome é tradição

Como é bonita e grande a tua história

Foi a tua emancipação

Pássaro formoso, tribos tupiniquins

Deram origem ao teu nome, Oh, Tucano

Empunhando tua bandeira

Os teus filhos vão lutar

Por ti, Oh, cidade que amamos

 

Querido tucano, acolhedor

Mocidade feliz e grandiosa

Direção, honradez, dever cumprido

Tucano cidade maravilhosa

Senhora Santana ilumina teus filhos

Protege esta cidade com carinho e amor

Padroeira nossa excelsa padroeira

Nossa gente te venera com fervor

IDENTIDADE VISUAL

O Manual de Identidade Visual da Prefeitura de Tucano apresenta instruções essenciais para garantir a correta aplicação da logo da gestão municipal. No entanto, todo e qualquer produto, material ou equipamento, seja em versão digital ou física, precisa ser aprovado pela Secretaria de Comunicação (sec.comunicacao@tucano.ba.gov.br).

Faça o download do Manual de Identidade Visual da Prefeitura de Tucano (em .pdf):

Manual de Identidade Visual da Prefeitura de Tucano

Faça o download da logo da Prefeitura de Tucano (em .png):

Logo original [Fundo azul e slogan azul]
Logo original 2 [Fundo azul e slogan branco]
Logo alternativa [Fundo branco]
Logo em negativo [Fundo preto]
Logo em positivo [Fundo branco]