Maior remessa de vacinas CoronaVac chega a Tucano nesta quarta-feira (10)

Tucano recebeu, hoje (10), a maior remessa de vacinas contra a Covid-19. O lote, disponibilizado pelo Governo Federal e direcionado à cidade por meio do Governo do Estado, conta com 680 doses da CoronaVac – vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac.

Desse total, 420 unidades do imunizante serão destinadas aos idosos de 80 anos ou mais, 225 unidades aos idosos entre 75 a 79 anos e 35 unidades aos trabalhadores de saúde. A imunização com esse novo lote acontecerá dentre amanhã (11) e a próxima terça-feira (16), com exceção do fim de semana.

“Estamos vivendo a pior fase da pandemia. Perdemos dois tucanenses entre ontem e hoje, um deles tinha apenas 27 anos. Nós lamentamos muito. A chegada dessa remessa com tantas doses, em um momento tão crítico, nos traz esperança, mas não podemos descuidar um só instante”, afirma a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia.

A Secretária alerta, ainda, para a necessidade de completar a etapa de aplicação das segundas doses para os idosos entre 87 e 89 anos, bem como de trabalhadores de saúde. “As pessoas precisam ficar atentas ao prazo de aplicação da segunda dose. Aquelas que estão contempladas nessa faixa etária e categoria precisam se dirigir a um dos postos de saúde para completar de forma eficaz o ciclo de imunização”, sinaliza Denise.

Logística

Para dar celeridade à vacinação nos povoados e na zona rural, a gestão está disponibilizando equipes volantes. Os agentes de saúde aplicarão os imunizantes nos idosos em domicílio. Os idosos da sede e de Caldas do Jorro poderão procurar os pontos de vacinação que já vêm atuando regularmente na campanha.

O Centro de Saúde, em Caldas do Jorro, e o posto de saúde Dr. Oswaldo Assumpção, na sede, continuam sendo os pontos onde a aplicação do imunizante é realizada. O horário de funcionamento é de 08h às 17h.

Para receber a dose da vacina é necessário apresentar o CPF ou cartão do SUS, o cartão de vacinação (aquele apresentado no dia de aplicação da primeira dose ou aquele recebido após a vacinação), além do comprovante de residência em Tucano.