Laboratório Itinerante atenderá demandas de saúde na zona rural de Tucano

Os moradores da zona rural de Tucano contam, agora, com mais um serviço. O Laboratório Itinerante é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde que visa oferecer acesso, conforto e agilidade no tratamento dos diversos casos atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos povoados e distritos.

“Sabemos da necessidade de realização de exames laboratoriais por parte das pessoas atendidas nas UBSs, assim como da dificuldade de muitas delas em se locomover até outras localidades para fazer esses exames. O Laboratório Itinerante surgiu, justamente, para preencher essa lacuna e oferecer mais qualidade no acompanhamento dos diversos casos” explica a coordenadora da Atenção Básica do município, Fernanda Andrade.

De acordo com ela, um cronograma será elaborado mensalmente para atender as demandas da zona rural. A partir das requisições médicas, o agendamento da coleta de sangue ou demais insumos necessários aos exames é feito na própria UBS e sinalizado ao(à) paciente após a confirmação do calendário. Fernanda Andrade sinaliza, também, que a prioridade de realização dos exames será de gestantes, hipertensos(as) e diabéticos(as).

“Quando ficam prontos, os resultados são encaminhados diretamente à unidade de saúde no qual o exame foi agendado. Isso facilita o acesso do(a) profissional de saúde às informações necessárias, permitindo que os próximos passos e orientações sejam tomadas” diz a coordenadora.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia, a iniciativa reforça o compromisso da gestão em ampliar os serviços oferecidos na zona rural. “Muitas pessoas têm dificuldade em ir até outro distrito ou cidade para fazer exames de sangue, por exemplo, e é através dele que verificamos índices de colesterol, açúcar, entre outras informações. Sem os exames laboratoriais, as pessoas podem interromper tratamentos ou nem começá-los, o que pode colocar essas pessoas em risco”, pontua a gestora.

O compromisso com a saúde pública tem estado em evidência em Tucano. De janeiro até o momento, diversas ações já foram realizadas, como a integração do município ao Consórcio Interfederativo de Saúde Nordeste II (Coisan) para acesso às consultas e procedimentos da Policlínica Regional em Ribeira do Pombal, além das muitas entregas promovidas durante a Agenda Positiva 200+.