Jovem representa Tucano em campeonatos Sulamericano e Brasileiro de Jiu-Jitsu

O esporte é um importante vetor de transformação de vidas. O jovem tucanense José Manoel Souza de Miranda, de 18 anos, é prova disso. Ele faz parte do projeto social Regue – Resgate de Guerreiros e viajará, domingo (08), para uma temporada intensificada de treinos em São Paulo. Em seguida, para o Rio de Janeiro – onde disputará os campeonatos Sulamericano e Brasileiro de Jiu-Jitsu.

“Nunca imaginei que pudesse participar de competições tão importantes. Mesmo com a ansiedade e o nervosismo, quero dar tudo de mim para representar o município e trazer mais medalhas” conta o atleta, que também já disputou campeonatos na Europa, conquistando o 2º lugar do pódio.

Ele conheceu o Jiu-Jitsu em 2016 por meio de um amigo que já participava do Regue. A primeira luta em competição aconteceu no ano seguinte e, desde então, o jovem tem se dedicado cada vez mais aos treinos.

Os campeonatos Sulamericano e Brasileiro acontecerão dos dias 19 a 22 de agosto e de 25 de setembro a 03 de outubro, respectivamente. José Manoel fará uma temporada de treinos intensos em São Paulo nos períodos anteriores aos campeonatos.

“O projeto foi idealizado há seis anos e tem como principal objetivo tirar os jovens da marginalidade, por meio do Jiu-Jitsu, que vai além de ser um esporte, nos trazendo verdadeiros ensinamentos de vida. Hoje, os atletas tucanenses são reconhecidos nacional e internacionalmente, e para mim é um orgulho fazer parte da trajetória deles. São grandes campeões” afirma Luciano Teles.

Futebol

Tucano também revelou, recentemente, atletas no futebol. Quatro jovens entre 16 e 19 anos passaram nos testes para o time Atlético de Alagoinhas e disputaram, em junho, o Campeonato Baiano Sub 20.

“Incentivar o esporte e permitir o desenvolvimento de crianças e adolescentes é um dos compromissos nos quais a gestão vem trabalhando. Na Agenda Positiva 200+ nós entregamos o Ginásio José Alves de Farias, em Caldas do Jorro, totalmente reformado, e iremos construir mais cinco quadras poliesportivas pelo município. Queremos proporcionar muitas oportunidades aos nossos jovens”, afirma o prefeito de Tucano, Ricardo Maia Filho.