Gestão trabalha em manutenção e calçamento das ruas e estradas de Tucano

O cuidado com as ruas e estradas do município é uma preocupação importante da atual gestão. Desde janeiro, a prefeitura vem trabalhando em projetos de requalificação e melhorias das vias que interligam bairros, distritos, povoados, e demais destinos.

A primeira ação realizada pela prefeitura, iniciada no primeiro dia útil do ano, foi o calçamento da Rua Ruy Barbosa – que será finalizado em breve. Desde então, outros locais também vêm sendo calçados e/ou passando por manutenção, tais como o Cajueiro e Caldas do Jorro. O objetivo é que 100% de Tucano esteja calçado ao longo dos próximos anos.

“Com calçamento, as ruas oferecem maior segurança e tranquilidade para condutores e moradores. Por conta da grande extensão territorial de Tucano, estamos atentos a esse assunto”, afirmou o prefeito da cidade, Ricardo Maia Filho, na última coletiva de imprensa concedida.

Na ocasião, o prefeito foi questionado sobre a qualidade das estradas que levam aos povoados. Em sua resposta, o gestor reforçou o compromisso em realizar a manutenção necessária – que deve seguir, inclusive, as orientações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O órgão, vinculado ao Ministério dos Transportes, estabelece normas para garantir qualidade no tráfego das estradas federais. A fiscalização está entre as funções do DNIT, especialmente quanto às construções às margens da rodovia, que devem obedecer parâmetros específicos.

De acordo com a Resolução nº 7/2021 do DNIT, construções nas faixas de domínio de rodovias federais, por exemplo, devem ficar afastadas de 30 a 35 metros do asfalto, a contar da faixa amarela central. Consideram-se parte das faixas de domínio as áreas destinadas para construção e operação da rodovia, dispositivo de acessos, postos de serviços complementares, pistas de rolamento, acostamento, canteiro central, como também área de escape.