Equipe tucanense de Jiu Jitsu brilha no Campeonato Pan-americano de 2021


A equipe de Jiu Jitsu de Tucano conquistou, no último domingo (14), 19 medalhas no Campeonato Pan-americano de Jiu Jitsu 2021, realizado no município de Feira de Santana. Foram 42 equipes, de todo o Brasil, e 17 atletas tucanenses participaram da competição, liderados pelo professor Luciano Teles.

Entre os muitos destaques, o atleta Emanuel conquistou a medalha de ouro na categoria por peso e a medalha de prata na categoria sem kimono. O aleta prodígio José Manuel conquistou três medalhas de ouro nas categorias, sem kimono, por peso e peso absoluto. Outro destaque é para a atleta Paula Silva, que também garantiu a medalha dourada na sua categoria. Na modalidade por equipe, Tucano recebeu o troféu de 3º lugar.

O Secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura de Tucano, Thiago Nascimento, que é atleta e também integrou a equipe na disputa, reforçou a representatividade da cidade em competições de nível estadual, nacional e até internacional.

“Nossa cidade vem sendo representada por uma equipe muito bem treinada pelo sensei Luciano. Temos tido resultados expressivos em toda competição que estamos presentes”, revelou Thiago, que também é campeão brasileiro e obteve a medalha de bronze na categoria por peso.

O professor Luciano Teles não deixou de demonstrar seu orgulho por conta dos resultados individuais e do resultado por equipe.

“São anos dedicado ao esporte, num projeto social que dá novo sentido à vida de muitos jovens tucanenses. Sempre reforço para cada atleta, que, independente do seu resultado, já são todos campeões”, afirma.

O Esporte

A arte marcial foi introduzida no Japão no século XVII através do monge chinês Chen Yuan-Ping, sendo o jiu jitsu considerado como a base de diversos combates esportivos modernos, além de outros tipos de artes marciais.

Na prática do jiu jitsu se usa sempre a força e o peso do adversário contra ele, onde é permitido até mesmo que o adversário seja lançado em queda.

Os golpes procuram imobilizar e também neutralizar o adversário por meio dos golpes de articulação, como estrangulamentos e torções das articulações, como braço, tornozelo, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *