Diagnóstico sobre o turismo no município e novas perspectivas para o setor são apresentados em Tucano


Cerca de 40 representantes do setor turístico de Tucano participaram de um  importante evento na noite de ontem (02). Empresários do ramo de hospedagem, alimentação, artesanato, entre outros, acompanharam o 1º Seminário de Planejamento Participativo do PDITS (Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável).

O encontro aconteceu no auditório do Hotel Paraíso das Águas, em Caldas do Jorro, e reuniu o Secretário Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, Thiago Nascimento, o Diretor Municipal de Turismo, Edson Melo, o ex-prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia, o gestor responsável pelo Ponto de Atendimento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Euclides da Cunha, Cláudio Vieira, o consultor da Girus Soluções em Turismo, Alexandre Neumayr, e o coordenador da Girus, Carlos Cappelini.

“Ver esse auditório com tantas pessoas é algo que vai engrandecer bastante o processo. Estamos trabalhando para promover o desenvolvimento do trade turístico do município, que possui muitos pontos em potencial. Acreditamos que com investimento e com infraestrutura adequada, Tucano vai gerar mais emprego e renda por meio de atividades sustentáveis e os moradores locais serão os primeiros beneficiados” afirmou Cappelini durante a abertura do evento.

O coordenador deu início à apresentação explicando sobre os métodos de elaboração da pesquisa que culminou nos resultados demonstrados. A partir das visitas presenciais e informações levantadas em escritório sobre o Marizá, Cachoeira do Inferno, Buraco do Vento, Caldas do Jorro, Tracupá, Pico do Pai Miguel, Jorrinho, Creguenhem e sede, foi possível elaborar sugestões de fomento à visitação no município.

Dentre os dados analisados, Capellini reforçou a necessidade dos estabelecimentos turísticos marcarem maior presença nas redes sociais e sites de viagens. Isso faz parte da Jornada do Viajante, que contempla os seguintes passos: Inspiração (ideia do destino desejado), Planejamento (pesquisa sobre atrativos e infraestrutura do local), Reserva (busca ativa para reserva de hospedagem, pacotes de atividades, etc), Experiência (vivência da viagem), Apoio/Recomendação (saldo da experiência, que pode levar o viajante a reforçar as qualidades do local, incentivando novas pessoas a conhecerem aquele destino).

“Compreender todo esse processo é essencial na definição das estratégias que traçaremos para os próximos anos. Sabe-se que o investimento público em segurança, saúde e infraestrutura é essencial, mas o investimento da parte privada também é importante. Garantir acessibilidade em restaurantes e quartos de hotel, por exemplo, amplia o rol de atendimento de qualquer ponto comercial ou de hospedagem, por exemplo”, pontuou Capellini.

Pontos positivos e negativos

Segundo o diagnóstico da pesquisa, Tucano possui (como qualquer cidade) pontos positivos e negativos relacionados ao oferecimento turístico. Entre os aspectos passíveis de melhorias, identificou-se a necessidade de extensão dos sistemas de iluminação, abastecimento de água e tratamento de esgoto – que já vem passando por manutenção e processo de ampliação –, a melhoria da rede de telefonia – que também está sendo aprimorada com a instalação de uma nova antena em Caldas do Jorro –, entre outros.

Quanto aos aspectos positivos, existe um enorme potencial na exploração do ecoturismo – como o aumento da oferta de visitas guiadas e prática de esportes em contato com a natureza –, a segurança pública já apresenta uma boa estrutura, além do arcabouço histórico da cidade poder ser valorizado como forma de atrair novos visitantes.

“Sabemos que o Ministério do Turismo possui muitos recursos para investimento no setor e a gestão de Tucano está trabalhando para atrair esses recursos . Nós temos aqui as fontes de águas quentes e paisagens belíssimas, que são uma joia bruta no sertão baiano que precisa ser lapidada. Para que isso aconteça, é preciso união entre os representantes dos diversos segmentos que compõem o trade turístico e o poder público” salientou o ex-prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia.

“A presença de todos aqui é fundamental para amadurecer as ideias propostas e concretizar o planejamento das ações que transformarão a realidade do município. Esse é um momento extremamente rico, de troca e de vislumbre de novos horizontes, mas também de calibragem das informações levantadas pela consultoria, afinal, quem vive o dia a dia da cidade é quem melhor pode falar sobre a realidade do setor” afirmou o Secretário Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura, Thiago Nascimento.

De acordo com o gestor, o 2º Seminário de Planejamento Participativo do PDITS está previsto para acontecer daqui a dois meses, quando um documento consolidando todas as informações agregadas no evento de ontem será entregue aos representantes do trade turístico local. A partir daí, as próximas etapas do planejamento serão executadas.

Feedback

Ao final do seminário, os representantes puderam opinar e expressar suas opiniões quanto ao material apresentado. Janaína Sampaio é profissional do comércio de couro e elogiou a iniciativa do município em promover o mapeamento das atividades turísticas e do diagnóstico obtido.

“Quando nós tecemos críticas ao poder público é na intenção de promover melhorias, mas quando as ações são boas nós também devemos elogiar. Nós vemos a preocupação da gestão, não só com os comerciantes, mas com o setor turístico como um todo. Eventos como esse recarregam nossas energias e nos mostram novas perspectivas”, disse Janaína.

O professor de história Itamar Pimentel da Silva atua como guia turístico na cidade e também reforçou a amplitude do evento. “Quando o visitante chega, ele não foca apenas nas águas quentes do Jorro, ele quer conhecer mais sobre a região. Valorizar e divulgar mais esse potencial será muito importante pro desenvolvimento de Tucano”, pontuou.

Comentários está desativados.