Dia da Educação: Tucanenses valorizam diferentes métodos de ensino e promovem ações voltadas aos estudantes e comunidades

Educação: Aplicação de métodos para assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano. Seria somente essa a definição? Ou poderíamos considerar a educação como algo mais amplo e subjetivo? Defini-la como: Caminho ramificado de constantes descobertas e imprevisíveis destinos. Talvez, sim. Independentemente de como a descrevamos, o importante é que a compreendamos como agente transformadora de vidas e estrutura basilar na vida de qualquer cidadão.

Ela está presente em diversas esferas das nossas rotinas e pode ser construída por modelos convencionais ou alternativos. “Acredito que devam ser processos interligados e, se possível, complementares” diz o professor Antonio Jobson Nunes Martins. “Através da educação, a pessoa é desafiada a compreender a si mesma e a conhecer a dinâmica da vida social em toda sua complexidade”, complementa.

Para o docente, que também atua como coordenador pedagógico na Escola Municipal Zélia de Brito, existem demandas que não são possíveis de serem trabalhadas em outros âmbitos fora da escola, mas a convivência em família é a forma mais substancial e importante quando falamos sobre educação. No entanto, experiências em grupos sociais como igrejas, clubes, agremiações, cursinhos de idiomas, aulas de teatro, dança, bem como os esportes também são fundamentais no caminhar do saber.

“Não podemos descartar, também, o acesso à internet. Sites, redes sociais e influenciadores digitais exercem, atualmente, um impacto sobre a formação das pessoas”, considera Antonio. O ambiente virtual, inclusive, tem estado em bastante evidência durante a pandemia, já que o modelo de ensino remoto foi adotado em larga escala no Brasil e no mundo.

“Nós precisamos nos adequar ao cenário que o Coronavírus impôs à toda sociedade”, afirma a Secretária Municipal de Educação, Gerusa Araújo. A gestora conta que a instituição do Comitê de Ensino Remoto foi um dos caminhos encontrados para fortalecer o modelo de ensino e aprimorar estratégias, considerando que mesmo com a larga abrangência da internet, muitos estudantes ainda não têm acesso.

“A internet é, de fato, facilitadora no processo. Contudo, entendemos que o ensino remoto ainda precisa de suporte. Com esse pensamento, elaboramos o programa de rádio Vozes da Educação, porque entendemos que o rádio ainda é um veículo efetivo para as comunidades mais distantes. Essa é só uma das iniciativas que temos planejadas para exercer um ano letivo consistente”, conta Gerusa.

Educação não formal

Com vistas ao fortalecimento da educação, em especial das crianças e jovens, projetos sociais também são desenvolvidos em algumas localidades. No povoado Alto, por exemplo, ações sociais engajam os jovens em relação às necessidades do lugar, fomentando valores e princípios essenciais à convivência em sociedade e desenvolvimento pessoal.

“A ideia é valorizar a comunidade para que eles tenham perspectiva de crescimento. Muitos jovens abandonam a escola ainda muito cedo para trabalhar”, pontua a pedagoga e coordenadora das ações, Juliana Andrade. Atualmente, ela está cursando pós-doutorado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e pretende continuar com o trabalho no povoado de forma a dar um retorno ao local onde cresceu, através da Educação.

“Com o grupo Filhos do Sertão (que começou com quatro jovens e, posteriormente, aumentou para 27), já fiz várias rodas de conversas e encontros para levantar as necessidades da comunidade e o que nós, enquanto moradores, podemos realizar para promover melhorias”, conta.

Ações de fomento

Dentre as ações que o município vem promovendo para fortalecer a Educação local – envolvendo, inclusive, toda a comunidade escolar –, algumas possuem destaque. Reformas e construção de novas unidades de ensino, lives para estudantes, familiares e profissionais da área, elaboração dos cadernos pedagógicos e parcerias de qualificação profissional têm sido algumas delas. A entrega dos kits de alimentação escolar também faz parte do conjunto de iniciativas da gestão.

“Me sinto realizada em promover essa ação e feliz por conseguirmos entregar os kits no prazo estimado. Uma boa alimentação é importante para o processo de desenvolvimento dos(as) alunos(as) e muitos(as) deles contam com esses kits porque ainda passam por demais necessidades. Continuaremos atuando para viabilizar os kits de merenda a essas crianças e famílias”, enfatiza Gerusa.

Para ela, todas as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação têm um único objetivo: promover novas oportunidades aos tucanenses. “A Educação é a base para a nossa evolução, seja pessoal, profissional ou social. Ela é quem nos esclarece e nos leva a lugares que sequer imaginamos chegar. Penso que todas as pessoas merecem ser alcançadas por ela, para que, juntos, construamos uma sociedade mais justa e organizada”, conclui a gestora.